Os pesquisadores descobriram que existe uma um tempo que parece ser o ideal para descanso de qualidade: cerca de três horas e meia por dia. Em sua pesquisa, tanto quantidades muito baixas de tempo discricionário (menos de 30 minutos) quanto quantidades muito altas (mais de sete horas) foram associadas a pontuações mais baixas de bem-estar subjetivo. Dias inteiros de agendas em branco e listas de tarefas vazias, concluiu a equipe, podem realmente deixar as pessoas infelizes. Eles nos encorajam a tentar arranjar quantidades moderadas de tempo livre.

Avaliação do experimento

A análise, realizada entre 2012 e 2013, descobriu que, para os 21.736 entrevistados americanos que deram um relato detalhado do que fizeram nas 24 horas anteriores, mais tempo livre estava associado a maior bem-estar subjetivo até cerca de duas horas, mas começou a diminuir se as pessoas tivessem mais de cinco horas de tempo livre diário em suas mãos.

Para identificar quanto tempo produtivo versus improdutivo estava realmente certo, os pesquisadores conduziram dois experimentos online. No primeiro, eles pediram a 2.550 participantes que imaginassem ter várias quantidades de tempo livre à sua disposição todos os dias durante seis meses: baixo (15 minutos por dia), moderado (três horas e meia por dia) ou alto (sete horas por dia). dia). Os participantes foram aleatoriamente designados para diferentes alocações imaginárias de tempo livre e solicitados a simular mentalmente até que ponto eles imaginavam sentir felicidade, satisfação e prazer. Notavelmente, os participantes nos grupos de tempo alto e baixo imaginaram que se sentiriam pior do que as pessoas no grupo de tempo moderado (três horas e meia).

Impacto negativo

No segundo estudo online, os pesquisadores pediram a 5.001 participantes que imaginassem ter diferentes quantidades de tempo livre a cada dia depois de receberem uma definição de tempo como “tempo gasto em atividades que são prazerosas ou significativas para você”. Os pesquisadores pretendiam levar os participantes a imaginar e descrever como seria ter uma determinada quantidade de tempo livre – o que eles fariam a cada dia e como se sentiriam em relação a isso. Sua pesquisa mostrou que, quando as pessoas estavam envolvidas em atividades que pareciam improdutivas, muito tempo livre estava ligado a níveis mais baixos de bem-estar subjetivo, mas quando estavam envolvidas em atividades produtivas que aumentavam seu senso de propósito, mesmo o tempo livre abundante tinha menos impacto negativo em seus escores de bem-estar subjetivo.

“Nos casos em que as pessoas se encontram com quantidades excessivas de tempo livre, como na aposentadoria ou ao perda de um emprego”, escreveu Sharif, “nossos resultados sugerem que esses indivíduos se beneficiariam de gastar seu tempo recém-descoberto com propósito”.