O controle da transmissão e recepção de sinais nos circuitos cerebrais é necessário para que os neurocientistas possam compreender melhor as funções cerebrais.

No entanto, tem sido difícil controlar livremente a atividade das células cerebrais de uma maneira espaço-temporal usando técnicas pré-existentes. Pesquisadores sul-coreanosdo Centro de Cognição e Socialidade do Instituto de Ciências Básicas (IBS) e do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST) desenvolveram o Opto- vTrap, um sistema de inibição induzível por luz e reversível que pode prender temporariamente as vesículas de serem liberadas das células cerebrais.

Alvo direto

O Opto-vTrap tem como alvo direto os transmissores que contêm vesículas e pode ser usado em vários tipos de células cerebrais, mesmo aquelas que não respondem às alterações do potencial de membrana.

O Opto-vTrap controla diretamente a liberação dos transmissores de sinal, permitindo aos pesquisadores controlar livremente a atividade cerebral. A equipe de pesquisa verificou a usabilidade do Opto-vTrap em células cultivadas e fatias de tecido cerebral. Além disso, eles testaram a técnica em ratos vivos, o que lhes permitiu remover temporariamente a memória do medo de animais condicionados ao medo.

Interações complexas

No futuro, o Opto-vTrap será usado para descobrir interações complexas entre várias partes do cérebro. Será uma ferramenta muito útil para estudar como certos tipos de células cerebrais afetam o funcionamento do cérebro em diferentes circunstâncias, contribuindo para elucidar o mapeamento do circuito cerebral, e no tratamento da epilepsia, no tratamento do espasmo muscular e nas tecnologias de expansão do tecido da pele.