Como usar os recursos da tecnologia digital (aparelhos eletrônicos e internet) a favor do desenvolvimento infantojuvenil saudável?

Da mesma forma que existem os aspectos negativos do uso inadequado dos recursos da tecnologia, existem diversos aspectos positivos no uso de telas, respeitando as faixas etárias. Em relação à aprendizagem, os jogos eletrônicos são um dos melhores modelos, porque eles refletem uma indústria que traz prazer no uso, liberação de dopamina, neurotransmissor responsável, dentre suas várias funções, pelo estado de prazer que o corpo sente. Então a gente tem ativação de área de recompensa cerebral constante quando está jogando algo. Só que tem que ser um jogo voltado ao processo de educação.

Então você pode, sim, aprender matemática, línguas estrangeiras, socialização, estratégias em equipe, movimento fino, reflexo, tudo voltado à área de tecnologia. Jogos específicos para isso, inclusive jogos como modelo de intervenção terapêutica, como, por exemplo, para tratamento do TDAH e autismo. São modelos que são muito bem-vindos e necessários naquilo que a gente chama de benefícios da tecnologia.