Inúmeras pessoas têm cada vez mais encontrado a resposta para o que passaram anos se questionando.

Desde de pequenas não se sentiam confortáveis com contato físico, muita gente, barulhos, ter que interagir era uma demanda muito grande de energia, preferiam ficar me casa.

Foram crescendo rotuladas de antipáticas, sem limites, alguns com dificuldades de aprendizagem e outros com altas habilidades, os sinais do autismo não são iguais para todos.

A falta de interação social, flexibilidade mental, introspectivos dificultaram em muito suas vidas.

Percebem que tem uma diferença em seu comportamento, sofreram críticas sociais, bullying por agirem dessa maneira, grande parte dos pais por falta de conhecimento não tinham ideia que se tivessem um diagnóstico poderiam ter um tratamento adequado ainda na infância.

Identificar os sintomas

Quanto mais os anos passam mais difícil é identificar os sintomas, que podem ser confundidos com outros.

Muitos chegam ao consultório depressivos por estarem fora desse padrão social.

Com avanço de tratamentos, profissionais qualificados cada vez mais tem sido possível identificar precocemente e com isso entrar com as intervenções necessárias.

Muitos adolescentes sentem-se como se estivessem em uma fila de espera, de médico em médico e sem entender o porquê dessas diferenças.

Os pais não entendem porque preferem ficar em seus quartos, não saírem de casa, não conseguirem ter uma interação social.

O tempo vai passando e se chega à vida adulta sem entender sua falta de adequação social, socialização, o quanto precisam gastar de energia para serem funcionais.

A importância do diagnóstico

Melhor qualidade de vida, pode ajudar a pessoa a compreender melhor suas diferenças, dificuldades, desafios e também seus pontos fortes.

Assim como para seus familiares e amigos compreenderem, entenderem melhor o comportamento da pessoa e assim poder oferecer um melhor suporte e acolhimento.

O diagnóstico na vida adulta vai propiciar que o individuo tenha compreensão de si mesmo, entender suas características únicas e como o autismo está presente em sua vida.

Com esse diagnóstico a pessoa pode ter acesso aos recursos como terapia, um suporte mais especifico para o autismo propiciando um resultado mais efetivo. Também é uma forma de buscar uma validação das dificuldades, esforços enfrentados ao longa da vida.

Muitos podem se perguntar o que irá mudar na sua vida, do que adianta ter um diagnóstico?
Ter um diagnóstico, saber da sua condição pode esclarecer muitas dúvidas, tirar um peso dos ombros e tudo começar a fazer sentido na sua vida e das pessoas ao seu redor.

A fase da negação

Algumas pessoas tentam acreditar que deve estar errado, começam a buscar outras razões para o seu comportamento.

Inicialmente estavam em uma busca alucinante de respostas, porém quando chegam em forma de um diagnóstico fechado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), iniciam a fase da negação.

Além de lidarem com suas emoções, por só descobrirem após muito tempo, por terem perdido a oportunidade de uma intervenção precoce, por se torturarem e não entenderem porque eram diferentes, vem a preocupação de como lidar com o preconceito.

Com o tempo vão percebendo o quanto é benéfico para sua vivência, suas dúvidas de uma vida inteira começam a ser esclarecidas.

Porém é todo um processo, por muito temo foi rotulada por diversos nomes, em alguns momentos acreditou, por não saber que seu comportamento tinha uma explicação.

E MAIS…

Busca por tratamento qualificado

O individuo não vai deixar de ser quem ele é, mas sim poder compreender melhor suas diferenças e dificuldades, podendo buscar ajuda para lidar com suas questões.

Cada um vai levar seu tempo, mas é importante buscar tratamentos, ajuda para melhorar sua qualidade de vida.

Por algum tempo pode parecer que seu Mundo caiu, mas na realidade ele se iluminou para que você possa se compreender melhor, entender seu comportamento e ser mais generoso com você.