Buscar a consulta de especialistas, colegas, mentores, entre outros profissionais, pode ajudá-lo a fornecer um melhor tratamento aos seus clientes e manter os sentimentos de opressão e esgotamento afastados.

Certifique-se de manter contato com seus pares. Organize reuniões de check-in semanais ou mensais onde você possa discutir questões clínicas e ouvir as perspectivas de outras pessoas. Isso não apenas aliviará seu estresse no trabalho, mas também fará de você um terapeuta melhor.

Aprenda a desligar o ‘modo terapia’

Um risco ocupacional comum no setor de saúde mental é estar em estado de preocupação constante. Os psicólogos estão predispostos ao esgotamento, pois sua profissão exige que eles coloquem constantemente as necessidades dos outros antes das suas.

Pesquisas publicadas na Professional Psychology mostram que os terapeutas são altamente relutantes quando se trata de procurar ajuda profissional, embora conheçam melhor seus benefícios.

Traçar fortes limites

A necessidade de traçar fortes limites entre sua vida profissional e pessoal e aprender a se apoiar em seus entes queridos e/ou profissionais para obter apoio pode ajudar bastante a restaurar o equilíbrio que você pode estar arriscando ao tratar pacientes. Não tenha medo de marcar sua própria consulta de terapia. Não tenha medo de dizer a seus amigos e familiares que você também não pode ser o terapeuta deles.