‘Terapia cognitivo comportamental (TCC) para crianças e adolescentes’ é título de curso on-line do Ciclo CEAP que tem como objetivo proporcionar uma visão geral dos fundamentos básicos da TCC na clínica com crianças e adolescentes, apresentando as principais técnicas que podem ser aplicadas na infância e adolescência, além de relacioná-las com a teoria por trás de cada estratégia terapêutica.

A TCC é uma abordagem da psicologia em que se acredita que não são as situações em si que desencadeiam as emoções, mas a interpretação que cada um faz dessas situações. As emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções que ela tem dos eventos.

A TCC possui inúmeros recursos e estratégias que colaboram para uma terapia mais assertiva e focada. Por esse motivo, é muito indicada por outros profissionais da saúde. Porém um dos grandes erros dos terapeutas que ainda não se aprofundaram tanto nessa abordagem é focar todo o seu trabalho apenas nos pensamentos do seu paciente, o que acaba não gerando resultados durante o processo terapêutico. É preciso ter estratégias e recursos para acessar as crenças do indivíduo e assim conseguir fazer a reestruturação cognitiva, que é o grande propósito da terapia.

Temas

Princípios teóricos da terapia cognitivo-comportamental;

Particularidades da TCC com crianças;

Particularidades da TCC com adolescentes;

Regulação emocional;

Teoria, técnicas e recursos para trabalhar psicoeducação sobre o modelo cognitivo-comportamental para crianças, adolescentes e seus pais;

Educação emocional;

Identificação, questionamento e avaliação de pensamentos automáticos;

Identificação e questionamento de crenças centrais, reestruturação cognitiva e regulação do comportamento;

Instrumentos que podem ser utilizados nas diferentes fases do tratamento (baralhos, livros e jogos);

Orientação de pais e professores;

TCC para crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), depressão e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Instrutora

Bárbara Romaneli Conde. Formada em psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Experiência em treinamento de pais e psicoterapia cognitivo-comportamental. Preceptora em treinamento de pais na residência médica de psiquiatria infantil. Certificada em disciplina positiva pela Positive Discipline Association (PDA).

Mais informações e inscrições aqui.