O que pode ser novo para nós, pelo menos na terminologia, é o conhecimento de que um determinado grupo de nervos, chamado nervo vago, nos ajuda a contrabalançar nossa reação de fuga ou luta.

O nervo vago é responsável por funções involuntárias do corpo, como a digestão após comer. Em resumo, ajuda nossos corpos a restaurar a homeostase ou o equilíbrio.

Casos de “tônus ​​vagal baixo” (uma condição em que o nervo vago não está funcionando bem) estão associados a uma recuperação física e emocional mais lenta após períodos de estresse prolongado.

Uma ampla gama de pesquisas nos dá certas técnicas para ajudar a estimular o nervo vago para nos ajudar a nos sentirmos mais calmos e em paz:

Use probióticos

Os pesquisadores acreditam que as bactérias intestinais melhoram a função cerebral, em parte, melhorando o funcionamento do nervo vago.

Por exemplo, uma pesquisa publicada na Advances in Experimental Medicine and Biology mostra que os microorganismos intestinais podem ativar o nervo vago, o que pode ter um efeito anti inflamatório no corpo e no cérebro.

Além de eliminar junk food e incorporar hábitos alimentares limpos, incluir probióticos em sua dieta pode ser uma boa fonte de bactérias saudáveis ​​que podem ajudá-lo a capitalizar as respostas positivas do nervo vago.

Administre choques frios

Acredita-se que mergulhar o rosto em água fria estimula indiretamente o nervo vago, diminuindo a frequência cardíaca. A evidência da eficácia da imersão em água fria foi encontrada em muitos estudos.

Uma pesquisa descobriu que a imersão em água fria pode ajudar com o estresse, diminuindo a frequência cardíaca e redirecionando o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Outro estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research descobriu que os atletas podem usar a imersão em água fria para melhorar a sensação de relaxamento a curto prazo.

Você pode simplesmente tentar colocar uma bolsa de gelo na nuca ou tomar um banho frio para restaurar seus níveis emocionais após atividades estressantes.

Massagens regulares na rotina

Várias formas de massagem podem ajudar a reequilibrar a atividade do nervo vago.

Por exemplo, uma pesquisa publicada na Alternative Therapies in Health and Medicine descobriu que massagear as áreas reflexas em nossos pés e mãos, também conhecido como ‘reflexologia’, pode aumentar o tônus ​​vagal e, por sua vez, diminuir a pressão arterial e os níveis de frequência cardíaca.

Você pode tentar fazer uma massagem nos pés em casa simplesmente girando o tornozelo, esfregando as solas dos pés e flexionando e alongando os dedos.

Cante

Vibrações de baixa frequência, como aquelas criadas ao cantarolar ou cantar, podem ajudar a estimular o nervo vago. Os nervos vagos estão conectados às nossas cordas vocais.

Portanto, a pesquisa sugere que cantar, mesmo alto, pode ativar nosso sistema nervoso autônomo, massageando os músculos na parte de trás de nossa garganta e ouvidos.

Cantar também aumenta a variabilidade da frequência cardíaca, que está associada ao relaxamento, melhor resiliência e adaptação ao estresse e maior atividade de descanso e digestão ( parassimpática ).

Rir pela sua saúde

O riso pode realmente ser o melhor remédio, especialmente quando se trata de estimular o nervo vago.

Não há escassez de estudos sugerindo os benefícios do riso para a saúde. Por exemplo, um estudo publicado na Alternative Therapies in Health and Medicine mostrou que uma sequência de ioga com foco em alongamento, canto e riso melhorou o funcionamento vagal e cardiovascular, resultando em melhorias significativas no humor.

Outros estudos descobriram que o riso ajuda a restaurar um tônus ​​vagal saudável contraindo o diafragma e empurrando o ar para fora dos pulmões. Mesmo dez minutos de riso por dia são suficientes para alcançar benefícios para a saúde mental e física.