Quando fico com raiva de alguém ou de uma situação, explodo e falo sem pensar até coisas que não gostaria de falar e depois me arrependo. Como fazer para manter a calma diante de situações adversas, não ser deselegante e inapropriado e conseguir resolver a situação de maneira adequada?

Todos nós sentimos emoções. Isso é um fato. Mas quando as emoções não são bem gerenciadas ou são expressas impulsivamente, de modo abrupto, causam forte impacto e podem afetar as relações. Aqueles que conseguem alcançar o autogerenciamento, sabendo agir assertivamente diante de desafios complexos, tendem a conseguir melhores resultados. Para alcançar a competência emocional, existem algumas estratégias.

Treine a inteligência emocional:

Observe e perceba a situação e o contexto.

Busque compreender a emoção que surge e o que ela informa.

Invista na auto-observação para digerir a emoção e agir com consciência.

Crie estratégias para lidar com situações difíceis.

Treine a assertividade:

Separe as pessoas dos problemas e fale sempre com respeito e educação.

Mesmo quando uma pessoa diz algo que você não gosta de ouvir, você pode escolher a forma como vai “devolver” para a pessoa.

Escolha bem as palavras e se posicione adequadamente. Exponha suas ideias de forma clara e objetiva, evitando ser agressivo(a) ou impor seu ponto de vista.

Construa bons argumentos, anote sua argumentação e treine para se sentir mais seguro na hora de usá-la.

Assuma responsabilidade pelo que diz e como diz: em vez de usar tons acusatórios, fale de como se sente em relação a uma situação ou faça perguntas que permitam esclarecer um ponto de vista.

Se não concordar com algo e for necessário se colocar, discorde com elegância. Por exemplo: “Respeito seu ponto de vista. Há outras maneiras de ver essa situação, uma delas é…”.

Invista no autoconhecimento:

Crie espaço para estar na sua companhia e perceber quais são os seus limites, o que mais lhe incomoda nas suas relações, quais são os gatilhos que fazem você se irritar e até mesmo “explodir”.

Desenvolva algumas estratégias para lidar com esses gatilhos e manter a calma. Pode ser que você precise respirar um pouco, pedir um tempo para refletir sobre um assunto, ou até mesmo se retirar do ambiente por alguns instantes para se recompor (uma ida ao banheiro para lavar o rosto, por exemplo).

Se algo que alguém lhe diz causa incômodo, é porque as palavras criaram ressonância em você. Permita-se espaço para se questionar e perceber suas respostas internas: o que mais me incomodou nessa situação, o que está na base desse incômodo, qual o aprendizado requerido para este momento?

Outros recursos:

Use a respiração como aliada.

Pratique meditação.

Tome consciência do que você pode gerenciar e o que não pode. Não dá para se importar com tudo.

Escolha muito bem o que merece sua atenção: não entre em discussões que não levam a nada – saiba se retirar.

Avalie que situações merecem silêncio e tire sua atenção e energia: silencie quando julgar necessário.

Mude o foco: invista em algo que tire você do estado no qual você entrou, fazendo algo completamente diferente.

Nossa atitude diante dos desafios e experiências é responsabilidade nossa. Quando estamos bem internamente, conseguimos lidar melhor com as situações à nossa volta e ter um olhar cuidadoso para que as consequências das nossas atitudes nos levem ao crescimento pessoal.