Estudo com imagens de ressonância magnética (MRI) demonstrou que o aumento do crescimento da amígdala em bebês que mais tarde foram diagnosticados com autismo diferiu marcadamente dos padrões de crescimento do cérebro em bebês com outro transtorno do neurodesenvolvimento, a síndrome do X frágil, onde não foram observadas diferenças no crescimento da amígdala.

Detalhes do estudo

Publicado no American Journal of Psychiatry, esta pesquisa demonstrou que bebês com síndrome do X frágil já apresentam atrasos cognitivos aos seis meses de idade, enquanto bebês que mais tarde serão diagnosticados com autismo não apresentam déficits na capacidade cognitiva aos seis meses de idade, mas apresentam declínio gradativo da capacidade cognitiva entre seis e 24 meses de idade, quando foram diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Os bebês que desenvolvem autismo não mostram diferença no tamanho de sua amígdala aos seis meses. No entanto, sua amígdala começa a crescer mais rápido do que outros bebês (incluindo aqueles com síndrome do X frágil e aqueles que não desenvolvem autismo), entre seis e 12 meses de idade, e aumenta significativamente em 12 meses. Este alargamento da amígdala continua por 24 meses,

A pesquisa também revelou que a taxa de crescimento excessivo da amígdala no primeiro ano está ligada aos déficits sociais da criança aos dois anos. Esta pesquisa – a primeira a documentar o crescimento excessivo da amígdala antes que os sintomas do autismo apareçam – foi conduzida por meio da Rede de Estudos de Imagem do Cérebro Infantil (IBIS), um consórcio de 10 universidades nos Estados Unidos e Canadá financiado pelo National Institutes of Health Autism Centre of Excellence Network.

Comparativo de pesquisas passadas

Estudos anteriores da equipe da IBIS e outros revelaram que, embora os déficits sociais que são uma marca registrada do autismo não estejam presentes aos seis meses de idade, bebês que desenvolvem autismo têm problemas quando bebês com a forma como atendem a estímulos visuais em seus arredores. Os autores levantam a hipótese de que esses problemas iniciais com o processamento de informações visuais e sensoriais podem aumentar o estresse na amígdala, levando ao crescimento excessivo da amígdala.

O supercrescimento da amígdala tem sido associado ao estresse crônico em estudos de outras condições psiquiátricas (por exemplo, depressão e ansiedade) e pode fornecer uma pista para entender essa observação em bebês que mais tarde desenvolvem autismo.