O cérebro pode se manter ativo por mais tempo, quanto mais fazemos uso dele, menos suas funções podem vir a falhar no futuro, pois novas conexões neuronais são criadas frequentemente.

Foco e concentração expandidos

Para aprender um idioma, é importante prestar atenção e absorver o novo conteúdo, o que nos propicia melhoria no nível de concentração, podendo expandir essa função para outras áreas da nossa vida e rotina diária.

O processo de raciocinar em outro idioma também ajuda a melhorar o processo de tomada de decisão, as decisões passam a ser mais pautadas.

A memória é parte no processo de aprendizado de um idioma, sem ela não conseguimos fixar o que aprendemos.

A criação de associações e lembranças na hora de aprender um novo idioma ajudam a desenvolver a memória, reforçada com as habilidades desenvolvidas durante a aprendizagem.

Aumento da conexão cerebral

O cérebro pode ser beneficiado no processo de aprendizagem, isso porque o estímulo e a prática fazem com que ele relacione as linguagens e aumente as regiões onde circulam as células nervosas, aumentando a função cerebral.

Além disso, dominar um novo idioma, pode abrir novos horizontes e proporcionar maior autoconfiança por meio da comunicação com outras pessoas, aumento da conexão. A sensação de sair da zona de conforto, capacidade de realização, desempenho e o sentimento de competência devido a dedicação e resultado obtido, faz com que a pessoa se sinta capaz de novas conquistas e desafios, gerando também sensação de prazer e liberdade.

Estimulação de empatia e resiliência

Além de criar maior flexibilidade cognitiva, a pessoa se torna mais adaptável para mudanças ou atividades simultâneas, desenvolve melhor as suas habilidades multitarefas, pois o cérebro passa pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas.

A neuroplasticidade permite que o cérebro seja adaptável a mudanças, havendo habilidade de reorganizar os neurônios e os circuitos, tornando-se mais flexível e capaz de se adaptar a diferentes situações.

Aprender outro idioma pode ser divertido, benéfico e contribui tanto para o desenvolvimento, como para o sucesso no futuro. Além de desenvolver funções cognitivas, estimula: empatia, adaptabilidade e flexibilidade – habilidades importantes na vida de qualquer pessoa, mas principalmente para quem tem objetivo de trabalhar ou morar no exterior.

E mais…

Treinar outro idioma pode minimizar o risco de doenças cerebrais

Com o aprendizado de outro idioma, desenvolvemos a percepção, atenção, memória, linguagem, potencializando a capacidade de raciocínio e a abstração, obtendo melhora na capacidade cognitiva.

Conseguimos colocar novas habilidades em prática e preservar um pouco as capacidades mentais, mantendo a agilidade do cérebro, pois ao estimular sua atividade, mantemos a mente mais ativa, ajudando a minimizar o risco de algumas doenças cerebrais degenerativas no futuro. Isso pode atrasar doenças como Alzheimer em pessoas mais suscetíveis e diminuir a possibilidade de alguns problemas neurológicos, nos trazendo maior benefício.