Quais são as situações no trabalho, na escola ou com seus amigos em que você se sente ansioso e tenso? Talvez você nunca tenha pensado na possibilidade de que uma determinada pessoa seja a fonte de seus sentimentos de nervosismo.

Combate ao estresse

Peter Zeier e colegas da Universidade de Mainz (2021), reconhecendo a prevalência e a importância dos aborrecimentos diários, investigaram a utilidade de uma técnica específica de combate ao estresse como uma forma de mitigar os efeitos nocivos dos chamados “microtestores” no corpo e na mente saúde – e perceberam que o estresse pode vir não apenas de situações, mas de pessoas específicas.

Estratégias de enfrentamento

Por isso, desenvolveram cinco estratégias de enfrentamento para reduzir o estresse interpessoal:

  1. Quanto mais ideias você tiver para gerenciar, maior será a probabilidade de se desligar do pensamento de que a situação não é administrável. Por exemplo, Zeier et al. lista estratégias de reavaliação cognitiva como imaginar o pior (e depois superá-lo), banalizar a situação, usar o otimismo e enfatizar os aspectos positivos da situação, apesar da ameaça.
  2. Analise as possibilidades de redução de estresse que você gerou. Nem todos os métodos de enfrentamento funcionam com todas as pessoas ou em todos os contextos. Você pode trivializar o estresse representado por um parente que apenas o irrita, mas descobrirá que é menos provável que você possa banalizar o estresse de trabalhar para um chefe exigente.
  3. Veja a pessoa como uma oportunidade para você crescer. Zeier et al. descobriram que o processo de vivenciar o estresse pode realmente ajudar os participantes a criarem estratégias de enfrentamento mais imaginativas. Seus resultados, baseados em uma intervenção realizada com 165 indivíduos (idade média de 25 anos) durante um período de 2 semanas, corroboram a hipótese do estudo de que a exposição ao estresse pode ser benéfica.
  4. Não presuma que o estresse presente significa estresse futuro. Depois de mostrar que (a) é capaz de pensar em uma variedade de estratégias de enfrentamento e (b) pode até se beneficiar da exposição a uma pessoa estressante, você deverá ter mais fé em suas habilidades de enfrentamento.
  5. Veja-se como resiliente. Considerar as pessoas que o estressam como fontes de aborrecimentos administráveis ​​pode ajudá-lo a ganhar maior confiança geral em sua capacidade de se recuperar de ameaças.