Pesquisadores também descobriram que uma característica-chave desse padrão em qualquer indivíduo pode prever a gravidade da doença.

Os tiques são caóticos, mas não é inteiramente aleatório. Em vez disso, apresenta-se em graus. Uma maneira de quantificar um tipo particular de caos é usar um parâmetro chamado dimensão fractal. Uma linha reta tem dimensão fractal zero. Se um sistema tem alguma medida de caos, então a dimensão fractal está entre um e dois. Se estiver mais próximo de dois, é menos caótico; mais perto de um é mais caótico.

Observação detalhada

Quando uma pessoa com tiques veio para uma visita de triagem inicial da pesquisa, ela foi observada em várias situações diferentes. Cada vez que eles tinham um tique, o observador anotava a hora. A pessoa voltou um ano depois e repetiu o processo de triagem. Notavelmente, para o diagnóstico de Tourette, uma pessoa deve ter tiques por um ano ou mais.

Os pesquisadores compararam os dados em dois cenários: um sistema não caótico e um sistema completamente caótico que era de natureza fractal. Visualmente, os dados de tique se parecem mais com os do sistema caótico, mas não coincidem ponto a ponto. A quantidade que os dados de tique se desviam do sistema caótico deu a ela o valor da dimensão fractal.

Em seguida, os dados foram validados contra classificações clínicas de gravidade do tique. Como a dimensão fractal é a mesma ao longo do tempo e em diferentes condições, isso significa que o caráter fractal se relaciona um pouco com os tiques reais e seu estado comportamental.

Questões práticas

Na prática, é isso que a descoberta significa: um médico poderia analisar o momento dos tiques na primeira consulta de uma hora de um paciente e diagnosticar uma pessoa com síndrome de Tourette se o padrão de tique fosse de fato fractal por natureza. O médico poderia obter uma medida da dimensão fractal e, se analisasse o tempo dos tiques dessa pessoa durante um período de um mês ou um ano, obteria o mesmo valor da dimensão fractal.

A capacidade de determinar se alguém tem ou não síndrome de Tourette quando apresenta tiques pela primeira vez pode economizar tempo, dinheiro, frustração e preocupação – e pode até ajudar aqueles sem a síndrome de Tourette a obter a ajuda de que precisam. Esses dados ajudarão os pesquisadores a identificar pessoas com síndrome de Tourette nos estágios iniciais da doença e aprender mais sobre como isso afeta o cérebro.

Tiques funcionais

E depois há outros tipos de tiques – como os que pareciam aumentar durante a pandemia. Conhecidas como “tiques funcionais ou movimentos funcionais semelhantes a tiques”, essas condições requerem tratamento totalmente diferente da síndrome de Tourette.

Entender como esses distúrbios funcionais diferem dos de Tourette é o próximo passo dos pesquisadores que suspeitam que movimentos funcionais podem ter padrões fractais mais parecidos com os de movimentos não tiques.