Se você atende crianças com condições de saúde mental como depressão ou ansiedade, sabe que as intervenções para adultos podem não funcionar com clientes mais jovens. Fundamentada na terapia de aceitação e compromisso (ACT), a abordagem descrita no livro ‘ACT para o tratamento de crianças: o guia essencial para a terapia de aceitação e compromisso na infância’, de Tamar D. Black, é prática e fácil de ser implementada nas sessões. E conta com habilidades para as crianças usarem em diferentes ambientes, como em casa e na escola.

Nesta obra, que apresenta a ACT kidflex para ajudar os clientes a construírem resiliência e flexibilidade psicológica, você vai encontrar estudos de caso, atividades experienciais, folhas de exercícios e planos de sessão para ajudar crianças a manejarem suas emoções.

Direcionado a profissionais da área da saúde mental para uso clínico com crianças e adolescentes de 5 a 12 anos e seus pais, o livro oferece, grande aplicação prática, com descrições de fácil compreensão da conceitualização de caso, técnica e postura apropriadas ao período do desenvolvimento. Apresenta muitos exemplos, incluindo um capítulo sobre o trabalho com os pais. As folhas de exercícios que o acompanham ajudam a tornar concretas as metáforas e os exercícios experienciais, o que é essencial para a faixa etária atendida.

Sobre a autora

A PhD Tamar D. Black é psicóloga educacional e do desenvolvimento em Melbourne, Victoria, Austrália. É psicóloga escolar e trabalha com crianças, adolescentes, jovens adultos e pais. Possui extensa experiência em supervisão clínica de psicólogos em início de carreira e também profissionais altamente experientes. Ministra treinamento em terapia de aceitação e compromisso para clínicos e professores, no uso da ACT com crianças e adolescentes e no uso da ACT em escolas.

Ficha técnica

Título: ACT para o tratamento de crianças: o guia essencial para a terapia de aceitação e compromisso na infância

Autora: Tamar D. Black

Editora: Sinopsys

Páginas: 256