Desde que a criança nasce, o principal objetivo dos pais ou responsáveis é fazê-la um adulto educado, feliz e bem-sucedido. E existe receita para isso? Inúmeras são as dicas distribuídas, mas poucas – ou nenhuma – se sustentam por um determinante essencial: a genética.

Cada criança é codificada de maneira singular, e de acordo com essas características, desenvolve suas tendências. Tendo essa ciência como base, o lançamento da Editora Melhoramentos, ‘O DNA da criança – Compreendendo a natureza singular da criança para uma parentalidade mais feliz e eficaz’, mostra que o segredo para que os pequenos cresçam da forma que os pais sonham não é moldá-los, mas sim respeitar as suas programações genéticas e, com base nelas, adaptar as estratégias de criação.

A PhD em psicologia e pós-doutora em genética Danielle Dick estuda o assunto há anos e tratou de colocar na sua publicação os três ‘es’ comportamentais básicos para qualquer responsável pela educação infantil que regem as suas pré-disposições: a extroversão (ex), emocionalidade (em) e o esforço de controle (ef). Se os pais tiverem isso em vista, podem mudar a lente da educação: não deve-se moldá-los ao que acham certo, mas de acordo com as peculiaridades da criança.

“O DNA não traz apenas o código para olhos castanhos ou azuis, para cabelos cacheados ou lisos; ele também traz os códigos para nosso cérebro e nossa visão mais básica da vida. Estabelece o alicerce para nossos temperamentos individuais, nossas tendências naturais e o modo singular da interação de cada um com o mundo. Em virtude da profunda influência da genética no comportamento e no desenvolvimento individual, inexiste o ‘caminho certo’ para os pais. Existe apenas o ‘jeito certo’ de educar cada filho individualmente, e, só por meio da compreensão das tendências geneticamente moldadas da criança, você será capaz de orientá-la para que revele o que ela tem de melhor e assim minimizar as batalhas diárias”, diz a autora na introdução do livro.

Exemplos

Exemplificando com diferentes tipos de comportamento, até para que não restem dúvidas sobre o modo correto de agir com cada perfil infantil, Danielle fornece práticas e técnicas específicas para que que se compreenda os pontos fortes dos filhos e os ajudem naqueles que têm mais dificuldades – inclusive dos que estejam enfrentando transtornos pontuais, como a depressão, ou aqueles com deficiências que os acompanharão pela vida toda.

Usando este aprendizado no dia a dia, o estresse parental diminui e a prática educativa torna-se mais leve e efetiva. Afinal, os filhos só serão felizes, de fato, se seguirem aquilo que os define na essência.

Sobre a autora

Danielle Dick, PhD, é uma renomada professora de psicologia e genética humana e molecular na Virginia Commonwealth University, onde dirige um instituto de pesquisa sobre saúde comportamental e emocional. Ela é uma especialista internacionalmente reconhecida e premiada por seus estudos sobre influências genéticas e de ambiente no comportamento humano, tendo recebido investimentos de órgãos dos Estados Unidos como Institutos Nacionais de Saúde e a Fundação Nacional de Ciências, além de instituições privadas. Tem mais de trezentas publicações revisadas por pares e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho.

Ficha técnica

Título: O DNA da criança – Compreendendo a natureza singular da criança para uma parentalidade mais feliz e eficaz

Autora: Danielle Dick

Tradutora: Tássia Carvalho

Editora: Editora Melhoramentos

Páginas: 256