Como esse sentimento se manifesta ao longo da vida? E como se dá o ciclo da culpa?

A culpa traz uma carga negativa de crenças, afetando todos os pensamentos do indivíduo e influenciando como ele pensa a respeito de si mesmo. Trazendo para nosso cotidiano, ao invés de buscar alternativas e possibilidades, a culpa faz com que você fique apenas se lamentando e se sentindo mal.

Aprender a lidar com falhas

Como consequência, o indivíduo não aprende com suas falhas ou fraquezas e pode apenas ficar reproduzindo as mesmas atitudes. É preciso aprender a lidar com essas falhas e aceitar que não somos perfeitos. 

Algumas reflexões são importantes. Vamos lá: você deixa de amar alguém apenas porque essa pessoa errou? Tenha em mente que você não é mais aquela criança que tinha que ser perfeita e não podia errar para ser amada: todas as pessoas erram, e nenhum erro é intencional.

E qual a diferença entre Culpa e Responsabilidade? A responsabilidade é uma escolha que traz emoções positivas, faz com que você se perceba como potente, ativo e motivado.

Anseio à perfeição

A culpa, por sua vez é uma emoção negativa que paralisa e faz com que você fique voltado para o passado. A culpa surge do anseio à perfeição. Quanto melhor uma pessoa querer ser, menos ela admitirá erros.

Também pode ser compreendida como um delírio de grandeza. Faz com que a pessoa acredite que pode controlar a vida e, quando algo sai de uma forma inesperada, este indivíduo busca respostas para aquela situação e, então, acredita que algo que fez causou o acontecimento ruim.

A pessoa que carrega o mundo nas costas, o excesso de culpas, torna-se prisioneira de uma ideia fixa. Deixa de ser quem é para se tornar o crítico de si mesmo. Culpa é o sentimento originado da ideia de que as coisas têm que acontecer como a pessoa quer. Responsabilidade é assumir que você é responsável por suas atitudes. 

Exercício de reflexão

É preciso ter a consciência exata da origem do seu sentimento de culpa. Explore um pouco mais sobre o que gerou em você a culpa. Comece perguntando-se:

O que me faz sentir culpa?

De não ter sido amado?

Ter sido rejeitado, abandonado?

Ter acreditado que recebia amor, quando na verdade recebia apenas o que acreditava ser amor?

Ter sido vítima de maus tratos e abuso sexual ainda criança?

Terem me ocultado a verdade, o que me obrigou a acreditar e conviver com a mentira?

De não ter sido amado?

Faça uma lista de todas as culpas que você sente, por maior que possa ser a lista, faça! Isso o ajudará a compreender melhor seus sentimentos e conflitos gerados pela culpa. 

Enfim, as consequências da culpa são muitas. Mas o mais indicado é saber identificar o que é responsabilidade e o que é culpa. Afinal, apenas olhar como culpa para determinadas situações, só alimentará estagnações, repetição de padrões, sem proporcionar mudanças e crescimentos.

E MAIS …

Auto análise das culpas que carrega

Após essa reflexão, faça uma auto análise de como está seu momento em relação às culpas que carrega e quais consequências estas culpas trazem para sua vida.

Onde as coisas poderiam ser diferentes se não fossem as chibatadas que você dá em si mesmo e se auto pune para aliviar uma dor inconsciente.