Embora todos tenhamos uma compreensão geral do que é a perfeição, a pesquisa psicológica agrupa os traços de personalidade perfeccionistas em três categorias:

  1. Perfeccionismo auto-orientado – a tendência de exigir a perfeição do eu
  2. Perfeccionismo orientado para os outros – a tendência de exigir perfeição de outras pessoas
  3. Perfeccionismo socialmente prescrito – a tendência de acreditar que outras pessoas exigem que você seja perfeito

Um estudo publicado no Guilford Journal oferece um alerta para quem vê o perfeccionismo como uma característica a ser admirada ou a ser buscada: o perfeccionismo pode levar à depressão, independentemente do tipo de perfeccionismo que o indivíduo pratica.

A classificação do perfeccionismo

O perfeccionismo também pode ser classificado em três estilos distintos de ‘auto-apresentação’, ou maneiras pelas quais as pessoas com perfeccionismo tendem a se expressar para os outros:

  1. A autopromoção perfeccionista é a promoção ativa dos próprios talentos e habilidades para impressionar os outros. Este estilo compartilha semelhanças com o narcisismo.
  2. A não exibição de imperfeições refere-se a não mostrar as próprias imperfeições, como evitar participar de atividades que possam revelar suas deficiências
  3. A não divulgação de imperfeições refere-se a não compartilhar verbalmente as próprias imperfeições, como evitar falar sobre seus erros ou dificuldades

Entre a solidão e a autopromoção

Não importa como o perfeccionismo se manifeste, muitas vezes leva ao isolamento social ao longo do tempo. O indivíduo perfeccionista faz um grande esforço para cumprir as expectativas irreais que colocou em si mesmo, alienando a si mesmo e a outras pessoas no processo.

Outras vezes, destacar-se como melhor ou mais capaz do que o resto é o ponto principal de seu perfeccionismo (autopromoção) e, portanto, a solidão se torna um resultado natural.

Perfeccionismo pode ser herdado

Em um estudo recente, os psicólogos Martin Smith e Simon Sherry descobriram que as pessoas que relataram ter pais que os encorajavam incansavelmente a serem melhores eram mais propensas a ter mais perfeccionismo auto-orientado, orientado para os outros e socialmente prescrito.

Para quem se identifica como perfeccionista ou tem medo de transmitir essa característica inadvertidamente a seus filhos, os psicólogos sugerem:

  1. Pense nas maneiras como o perfeccionismo entrou em seu caminho , principalmente em seus relacionamentos com os outros. Tente explorar alguns dos benefícios de deixar de lado a busca do perfeccionismo fazendo a si mesmo perguntas como: Você teria mais tempo para as coisas de que gosta? Seria mais fácil começar e concluir tarefas? Você se daria melhor com seu cônjuge ou parceiro?
  2. Faça “experimentos comportamentais” nos quais você planeja cometer erros intencionalmente e fazer as coisas de forma imperfeita. Como parte desses “experimentos”, você prevê o que acontecerá quando cometer um erro e, em seguida, segue o plano para ver o que realmente acontece. As pessoas muitas vezes ficam surpresas ao ver que o céu não caiu e que há muito a ser dito sobre a liberdade de abraçar a imperfeição.
  3. Tente comunicar ao seu filho que você o valoriza não apenas com base no que ele faz, mas também em quem ele é. Tente ser menos controlador, crítico e superprotetor com seus filhos. Ensine as crianças a tolerar e aprender com seus erros. E enfatize o trabalho duro e a disciplina sobre a busca da perfeição.