O ‘Manual de gênero e sexualidade na psicoterapia: fundamentos teóricos e intervenções clínicas’ é direcionado ao treinamento de profissionais da saúde mental para se atualizarem em aspectos clínicos relevantes sobre questões de gênero e sexualidade. Organizado pelos psicólogos Ramiro Figueiredo Catelan e Aline Sardinha e publicado pela Sinopsys Editora, o livro nasceu da identificação de uma escassez de materiais práticos em português sobre os temas em questão, especialmente no que diz respeito a minorias sexuais e de gênero.

A literatura científica contemporânea tem descrito uma série de iniquidades, barreiras e indicadores negativos relacionados com a saúde mental da população LGBT, ou seja, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (Meyer, 2020). Muitos desses desfechos estão associados à experiência cotidiana de preconceito, rejeição e exposição à violência. Muitos psicoterapeutas estão longe das discussões contemporâneas sobre diversidade sexual e de gênero.

A intenção dos organizadores e autores deste livro, então, é oferecer ferramentas conceituais em gênero e sexualidade e sugerir ferramentas para um trabalho ético, efetivo e culturalmente adequado com demandas de gênero e sexualidade.

Diferenciais

Tendo como público-alvo profissionais que trabalham com terapia sexual de casais, populações LGBTQIA+, idosos e quaisquer indivíduos com dificuldades sexuais, trata-se do primeiro manual brasileiro com ênfase em tratamentos baseados em evidências para questões relacionadas a gênero e sexualidade, sendo um material bastante abrangente e que engloba vários assuntos não abordados na literatura brasileira.

Ficha técnica

Título: Manual de gênero e sexualidade na psicoterapia: fundamentos teóricos e intervenções clínicas

Organizadores: Ramiro Figueiredo Catelan e Aline Sardinha

Editora: Sinopsys

Páginas: 592