Toda a análise do comportamento organizacional tem como principal objetivo, entender a relação do indivíduo com o contexto que ele está inserido e como esse em contexto é definidor na entrega dos seus resultados.

Outro ponto que é necessário observar são os valores pessoais de cada membro da equipe e os valores corporativos que definem a estrutura da empresa, de modo que quando falamos de uma análise voltada para o contexto empresarial estamos falando do laço executivo que une colaborador a empresa.

Outro ponto de maior observação é quando especificamente falamos do comportamento organizacional do líder, pois nesse contexto é necessário compreender a relação entre líder empresa, líder pares, líder subordinados, e a partir daí definir as estruturas de relacionabilidade necessárias para estabelecer minimamente a estrutura motivadora do líder para com todos os envolvidos nesta cadeia.

Estilos de liderança

Nessa altura quando falamos de comportamento organizacional do líder é impossível não salientar a técnica do SLII ou Liderança Situacional II, onde a partir dos níveis de desenvolvimento dos liderados, o líder utiliza estilos de liderança, para atender de maneira prática cada necessidade evidente dos liderados, utilizando estilos adequado à natureza de excesso ou de falta dos comportamentos percebidos na equipe.

Os comportamentos de liderança diretivos são isso essa essência as ações que controlam o quê, como e quando as coisas são feitas. Existe no contexto em que há uma baixa intensidade no estilo de liderança de “apoio”, ou seja, alto grau de comportamento de apoio e baixo grau de comportamento diretivo, também no estilo de liderança “delegar” onde há baixo grau de comportamento de apoio e baixo grau de comportamento diretivo.

Encontra balança o comportamento diretivo em alta intensidade vai se demonstrar presente no estilo de liderança “dirigir” onde há um alto grau de comportamento diretivo, porém baixo grau de comportamento de apoio, assim como no estilo de liderança “orientar” onde há alto grau de comportamento diretivo e alto grau de comportamento de apoio.

Para entender melhor esse esquema é necessário partir do princípio de que: o estilo E1  afirma “eu decido” e o estilo E2 afirma “vamos conversar, eu decido” desse ponto de vista fica evidente que, tanto o estilo E1 um como o estilo E2 vão demandar de uma estrutura objetiva determinante, conceitualmente elaborada pelo demandante da meta, da ação ou do projeto.

Sete atitudes

Para compreender melhor o conceito dos comportamentos de liderança diretivos é necessário entender que existem sete atitudes que irão caracterizar melhor estas ações:

  1. Estabelecer objetivos SMART – definir qual é o objetivo e o que é um trabalho bem feito.
  2. Dizer e mostrar como fazer
  3. estabelecer prazos
  4. Identificar prioridades
  5. Classificar papéis – identificar responsabilidade, determinar limites de autonomia / autoridade e esclarecer como serão tomadas as decisões
  6. Desenvolver planos de ação – organizar um plano para aprendizado
  7. Acompanhar e verificar o desempenho

Estes comportamentos serão exercidos exclusivamente pela liderança, por se tratar de comportamentos a partir do diagnóstico que é feito nos níveis de desenvolvimento dos liderados como mostra a imagem abaixo:

Cinco palavras chaves

Além dos sete comportamentos de liderança diretivos, cinco palavras chaves, são fundamentais para compreender o papel que o líder precisa ter para colaboradores diagnosticados em níveis de desenvolvimento, que demandam uma maior intensidade nos comportamentos diretivos, são eles:

  • ESTRUTURAR:  é o verbo que descreve o ato de organizar ou arranjar elementos de forma sistemática, criando uma estrutura. Quando você estrutura algo, está estabelecendo um padrão ou uma ordem que permite uma compreensão clara ou um funcionamento eficiente do que está sendo organizado.  Na gestão de empresas, estruturar pode se referir à organização de processos, equipes e recursos para atingir os objetivos definidos.
  • DEFINIR: significa estabelecer o significado, natureza, limites ou características claras de algo. Quando você define algo, está especificando sua essência ou atributos de maneira precisa e compreensível. Isso pode envolver dar uma descrição detalhada, fornece exemplos, estabelecer critérios ou delimitar sua extensão.
  • ORGANIZAR: refere-se ao ato de arranjar ou ordenar elementos de maneira sistemática e eficiente para alcançar um objetivo específico. Quando você organiza algo, está estabelecendo uma estrutura ou padrão que facilite a localização, utilização ou compreensão dos elementos envolvidos.
  • ENSINAR: é um verbo que descreve o ato de transmitir conhecimento, habilidades ou informações de uma pessoa para outra. Quando alguém ensina, está compartilhando seu conhecimento e experiência para ajudar outros a aprenderem algo novo ou a aprimorarem suas habilidades existentes.
  • ACOMPANHAR: Acompanhar uma meta envolve monitorar e avaliar regularmente o progresso em direção a essa meta. Acompanhar uma meta é fundamental para garantir que você permaneça no caminho certo e faça os ajustes necessários para alcançá-la com sucesso.

Exercício da liderança

Os comportamentos de liderança diretivos são fundamentais para o exercício da liderança e prática de uma gestão com foco no liderado e direcionado a tingir resultados sustentáveis e seguros. 

Bibliografia:
Hersey, Paul. Blanchard, Ken. Psicologia Para Administradores. EPU. 2002 São Paulo.
Blanchard, Ken. Manual de Formação em SLII. Blanchard 2022. São Paulo.
https://chatgpt.com/?oai-dm=1. Consulta: 11/05/2024 – 18h22min.