O ChatGPT se popularizou nos últimos meses e gerou um debate sobre o uso da inteligência artificial (IA) em diversas áreas, dentre elas, uma das que mais gera polêmica é a educação. No entanto, de acordo com o diretor administrativo da escola Teia Multicultural e CEO da editora Asas Educação, Lucas Briquez, a ferramenta pode ajudar a melhorar o aprendizado se bem utilizada. “As novas tecnologias vão continuar surgindo e se integrando à sociedade de uma forma que não podemos ignorá-las, mas sim utilizá-las para melhorar a educação”, afirma.

“Na Teia Multicultural, temos uma cultura de inovação muito forte, o que nos dá uma abertura maior ao novo do que as escolas mais tradicionais. Diante disso e da popularização do ChatGPT, passamos a usar a ferramenta para otimização de textos, e-mails, estruturar planos de aula, revisões, entre outros, sempre como um complemento e não como única base para nossos trabalhos”, reforça.

Ele complementa que o ChatGPT também é liberado como uma ferramenta para auxiliar os alunos a produzirem trabalhos. “Mas sabendo que eles dispõem do uso de inteligência artificial, podemos elevar o padrão de entrega, tornando-se mais criterioso, o que é benéfico para o aprendizado do aluno, ajudando-o a aumentar o nível das suas produções”, diz. E conclui: “Temos que ter em mente que a IA pode ser uma revolução de proporções ainda não conhecidas e, quanto mais cedo nos integrarmos a ela, mais facilmente nos adaptaremos aos novos cenários educacionais e profissionais”.