Está lançado o desafio: pense sobre a situação psicológica atual do seu grupo de amigos e parentes mais próximos. É muito difícil que algum deles escape de um diagnóstico comum na sociedade atual, como transtorno de ansiedade, depressão ou estresse. Parece que se tornaram situações inerentes do ser humano, inclusive depois do que o mundo passou com a pandemia do novo coronavírus.

Mas é possível usar técnicas para lidar com essa realidade um tanto difícil, além de driblar os pensamentos tóxicos e traumas que são, de fato, gatilhos para doenças psicológicas. Essa é a proposta do livro ‘Os traumas do dia a dia – Como blindar seu cérebro contra o estresse e a ansiedade’, lançamento da Editora Melhoramentos escrito pela neurocientista Tracey Shors.

Pesquisas

Com base em suas pesquisas, a especialista constatou que traumas que ocorrem desde que nascemos podem ecoar de maneira significativa ao longo da vida. Isso não quer dizer, no entanto, que teremos que aturá-los e escutá-los para sempre. De modo simples e acessível, ela explica como esses pensamentos atuam no cérebro – e se tornam repetitivos a qualquer sinal de perigo –, a razão que leva as mulheres a serem as maiores vítimas desses transtornos e as técnicas para atenuá-los, de modo que não continuem sendo um obstáculo no cotidiano.

“Precisamos treinar nosso cérebro não apenas para o que aconteceu no passado, mas também para o que está acontecendo agora e o que, certamente, acontecerá no futuro. Afinal, traumas ocorrem. Pessoas que amamos vão morrer. Nem sempre teremos as amizades que queremos e de que precisamos. Passaremos por situações inesperadas, como a perda de um emprego, um acidente de carro ou uma pandemia global. Nem sempre as coisas serão como desejamos”, reflete Tracey na introdução da obra.

Não é um exercício fácil, mas, assim como exercitamos o físico, para alcançar a excelência do cérebro, é preciso suar, ainda que não literalmente. Quanto mais forte for o escudo contra esses pensamentos limitadores, mais vitoriosa será sua ação quando eles insistirem em aparecer. Não esqueça: dias de luta, dias de glória.

A autora

Tracey J. Shors é doutora em neurociência comportamental e PhD em neurofisiologia pela Universidade do Sul da Califórnia. Há vinte anos, atua como professora e membro do Centro de Neurociência Colaborativa da Universidade Rutgers, onde é vice-presidente e diretora de programas de estudos de pós-graduação do Departamento de Psicologia. Também já deu aulas na Universidade Princeton e publicou mais de 140 artigos científicos.

Ficha técnica

Título: Os traumas do dia a dia – Como blindar seu cérebro contra o estresse e a ansiedade

Autora: Tracey J. Shors

Editora: Melhoramentos

Páginas: 208