A solidez e a coerência do pensamento são propriedades inerentes a todos os seres humanos, sem exceção. “Penso, logo, existo.” Esta frase do filósofo René Descartes reflete seletamente sobre toda a teoria do pensamento em relação à fenomenologia do cérebro humano.

Como é complicado atinar que somos seres pensantes! A própria ciência admite que ainda tenta desvendar persistentemente a complexidade das atividades pensantes e intelectuais do homem. E por tal razão, diversas interrogações invadem reiteradamente nosso circuito mental fazendo-nos refletir: O que nos faz deduzir que somos seres pensantes? Qual a origem do pensamento? O que vem a ser exatamente esse axioma?

Níveis de pensamento

O sublime psiquiatra e psicanalista suíço Carl Gustav Jung, sucessor de Sigmund Freud nas bases da Psicanálise e fundador da Escola Analítica de Psicologia, classificou na época (1936) quatro funções básicas do ser humano: “O pensamento, o sentimento, a intuição e a sensação”, vindo a ser reconhecido merecidamente pela Ciência da época, por tal princípio. Sendo, o pensamento a prioridade das suas reflexões.

Sabemos de antemão que os pensamentos podem ser de níveis positivos ou negativos. Porém, o pensamento positivo pode ser a chave do sucesso em todos os sentidos da vida, principalmente quando vivemos dentro de um padrão de isolamento social e confinamentos durante a pandemia que estamos atravessando. Por vista disso, focar a atenção na melhor versão que você pode ser é um dos melhores caminhos para enfrentar as perspectivas do momento atual.

Ter em mente que dias melhores virão é fundamental para o bem-estar emocional da população e, nada obstante, é preciso trabalhar como responder internamente ao que acontece com você. São estes pontos básicos que determinarão quais serão os seus pensamentos, assim como seus sentimentos e atitudes.

Visão positiva

Ao absorver as coisas de modo positivo e construtivo, procurando sempre o melhor cenário das situações e melhor visão da coletividade, você se conservará automaticamente positivo e otimista. E esse é o início de todo um sistema de transformação de si próprio e da forma de enxergar a vida. Os atributos para viver mais adequadamente estão diretamente conectados com seu estado de espírito. Logo, é primordial saber o que você quer e o que não quer para o seu amanhã.

Uma ótima dinâmica que pode ser o primeiro passo para a sua transformação é experimentar situações recreativas. Para tal fim, é importante relacionar no papel os prós e contras como experimento dessa dinâmica. Elabore uma relação das coisas boas e ruins concernentes a esse momento. Essa é uma das melhores formas de simplificar algo que por diversas vezes as pessoas falham no que diz respeito ao emocional. De fato, é bem desagradável nos conservarmos racionais emocionalmente. Não é sempre que se consegue essa façanha, pois esse processo não costuma ocorrer de uma hora para a outra. É um exercício contínuo e requer dedicação. Só dessa maneira teremos uma visão otimista sobre os acontecimentos do dia a dia.

Se você se confrontar com esses desafios e obstáculos, assim como os contratempos e decepções, como algo normal e que acrescentará para o seu progresso, já é um modo de pensar positivo e confiante.

Lidar com os desafios

Por outro lado, aprender a lidar com fracassos momentâneos e admiti-los como uma etapa natural da vida, além de contar com incidentes durante esta trajetória, são tidas também como perfis de pessoas que conquistaram o pensamento positivo. Saibamos que nem sempre somos capazes de livrarmo-nos das situações conflituosas, porém, quando elas se manifestam, o grande segredo é aprendermos com elas e prosperarmos no sentido de aperfeiçoamento pessoal.

Memorize bem essas importantes etapas. Isso vai lhe auxiliar a manter-se concentrado no seu objetivo de mudar seus padrões a partir da grande força que tem em seu pensamento. E essa força é só sua!

E MAIS…

Como funciona o cérebro quando o pensamento é acionado?

O funcionamento da nossa memória se subdivide em três estágios principais: registro, codificação e recordação. No primeiro estágio (registro) nossa mente reconhece e seleciona o comando que chega por meio dos nossos sentidos. No segundo estágio (codificação), o elemento acionado é codificado e acumulado de modo definitivo para que, no terceiro estágio (recordação) possa ser introduzido e depois, resgatá-lo quando houver necessidade.

Listamos a seguir algumas formas de técnicas de treinamento da memória, para assim, agilizar o seu reflexo condicionado:

a)   Eduque sua memória – Crie desafios para você mesmo para tentar se lembrar da maior quantidade de informações possíveis. Exemplo disso: quando você precisar conversar sobre um assunto específico com alguma pessoa e tiver muitos tópicos diferentes para discutir, tente não anotá-los. Force sua mente para que você se recorde dos detalhes que precisa abordar. Em algum tempo, essa tarefa será muito mais fácil do que você imagina.
b)   Elabore qualquer coisa para fixar na mente – Quando fazemos uma atividade nova repetidamente, nosso cérebro cria caminhos diferentes que ajudarão na praticidade com a qual faremos essa tarefa. Lembre-se de quando você era criança e estava aprendendo a escovar os dentes corretamente. Você só se tornou capaz de realizar essa atividade devido ao tempo que você passou fazendo a mesma coisa várias vezes. Assim, você treina sua mente e se torna mais eficaz com diversas ações.
c)   Conheça Coisas Novas – Mesmo que pareça óbvio, é importante lembrar que aprender qualquer habilidade nova oferece mais conhecimento ao seu cérebro. Por exemplo: ao treinar sua capacidade de tocar um saxofone ou uma guitarra, sua mente vai ficando cada vez mais acostumada a traduzir algo que você vê (a partitura) em algo que você produz e escuta (a música).
d)   Execute atividades físicas – Não é exatamente uma novidade dizer que nosso corpo e nossa mente trabalham em conjunto. Por isso, fazer exercícios físicos e manter o funcionamento do seu corpo ativo e saudável é importante para que seu cérebro processe e memorize informações mais facilmente.
e)   Converse com pessoas que te façam bem – Conversar com pessoas importantes para você ajuda sua mente a pensar mais claramente, além de melhorar seu humor. Para algumas pessoas, muitas informações são processadas mais eficientemente quando compartilhadas com outros. Veja se isso funciona para você e dedique mais tempo a essa atividade.
f)     Alimente-se saudavelmente – Mais uma vez, manter seu corpo saudável mantém sua mente da mesma maneira. Por isso, procure ter uma alimentação balanceada que inclua todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento dos seus órgãos. Além disso, faça com que alimentos à base de ômega3 seja parte de suas refeições, pois também ajuda o cérebro a produzir dopamina, um neurotransmissor responsável por acelerar o aprendizado e a memória.

Memorize bem essas dicas e transforme sua vida.