A menopausa é uma fase natural da vida da mulher que acontece geralmente entre 45 e 55 anos e marca o fim da menstruação e a redução na produção de hormônios ovarianos, o que pode levar a alguns sintomas como ondas de calor, alterações de humor e secura vaginal. Esses sintomas podem afetar bastante a qualidade de vida da mulher, mas existem algumas técnicas que ajudam a tornar essa fase mais tranquila, uma das principais é a prática de yoga.
A prática ajuda a equilibrar tanto a parte física quanto mental segundo a professora de yoga Bruna Tiboni Kaiut, especializada no Método Kaiut. “A prática regular é muito importante para as mulheres, mas, em algumas fases, tem um destaque mais especial, como é o caso da menopausa, quando o yoga ajuda a aliviar sintomas como estresse, alteração no sono, desequilíbrios hormonais, entre outros”, explica.
Mudanças de estilo de vida: o yoga é uma prática integral e, por isso, também traz uma série de mudanças do estilo de vida, como melhora na alimentação, prática de atividades físicas, respeito aos ciclos de sono, entre outros, que são particularmente importantes durante a menopausa.
Respiração: as oscilações emocionais são um dos principais problemas trazidos pela menopausa. Para isso, o yoga traz técnicas respiratórias que ajudam no controle do estresse, ansiedade e regulação emocional. Uma técnica é sentar e colocar uma mão no abdômen, inspirar pelo nariz, expandindo o abdômen, e expirar lentamente, relaxando o abdômen. Repita esse processo por alguns minutos, tendo como guia o foco em apenas observar a respiração.
Asanas: os asanas, ou posições físicas do yoga, também ajudam muito durante a menopausa, aliviando o estresse, melhorando a mobilidade, fortalecendo os músculos e a postura, além de reduzir sintomas como ondas de calor e insônia.
Meditação: a meditação no yoga ajuda principalmente no controle emocional, mas também é importante para melhorar o sono e ajudar a lidar com as ondas de calor.
Fortalecimento do core: o core é o conjunto de músculos na região central do corpo, incluindo abdômen, costas e pélvis, que estabiliza e apoia a coluna, é uma parte do corpo muito envolvida nos processos da menopausa. Por isso, fortalecê-lo ajuda a reduzir os sintomas. O yoga ajuda nesse processo por meio de posturas específicas que focam na musculatura do quadril e pélvis.