Yoga é uma prática com mais de 5 mil anos de existência que utiliza técnicas como os asanas, posições corporais, e pranayama, técnicas respiratórias, para manter a saúde integral. Ele traz benefícios para a saúde física, como melhora da mobilidade, e mental, como controle do estresse e ansiedade, mas também é um forte aliado no combate à hipertensão.
De acordo com um estudo de2022 feito por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e do Cedars-Sinai Medical Center, a prática regular de yoga aumenta em 85% as chances de ter pressão arterial normal em comparação com não praticantes.
Segundo o criador do Método Kaiut Yoga, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural Francisco Kaiut, os efeitos da prática na saúde cardiovascular estão em tornar o indivíduo mais ativo fisicamente e controlar o estresse. “O yoga estimula um equilíbrio saudável tanto do corpo quanto da mente. Por ter uma abordagem mais integral, ele também traz consigo todo um estilo de vida saudável, que contribui para a saúde cardiovascular”, afirma.
Complementa que, além disso, o yoga é muito indicado para o controle de um dos fatores de risco mais perigosos para o aumento da pressão arterial: o estresse crônico. “Ele ajuda a ter um melhor controle emocional e gestão de estresse, que, quando desregulado, aumenta os níveis do hormônio cortisol no sangue, contribuindo para o aumento da pressão”, explica.