Muitos pacientes da terapia comportamental dialética (DBT) sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), porém, até agora, a área carecia de um protocolo formal e testado para tratar especificamente o construto dentro da DBT. Combinando o poder de duas das principais terapias baseadas em evidências – e projetadas para atender às necessidades de indivíduos gravemente prejudicados e de alto risco –, o livro ‘Tratando trauma com a terapia comportamental dialética: protocolo de exposição prolongada em DBT’, integra DBT com uma versão adaptada da terapia de exposição prolongada (PE) para TEPT.

Com larga experiência na área, a autora, Melanie S. Harned, mostra como implementar o protocolo DBT PE com pacientes DBT que alcançaram a segurança e a estabilidade necessárias para se engajar no tratamento focado no trauma. Este livro inclui diretrizes sessão por sessão, ricos exemplos de casos, dicas clínicas e 35 formulários reproduzíveis que podem ser baixados e impressos para uso repetido.

Direcionada a profissionais, professores, instrutores e estudantes de graduação e pós-graduação em psicologia com foco na terapia comportamental dialética, a obra, publicada em português pela Sinopsys Editora, apresenta diretrizes sessão por sessão, incluindo capítulos específicos para diferentes tipos de traumas e populações. Disponibiliza 35 formulários – para terapeutas, pacientes e checklists de sessão, para download.

Sobre a autora

Melanie S. Harned é PhD, ABPP, coordenadora do Programa de DBT no VA Puget Sound Health Care System, professora associada no Departamento de Psiquiatria e Ciência Comportamental e professora associada adjunta no Departamento de Psicologia da University of Washington. Foi diretora de pesquisa do Behavioral Research and Therapy Clinics da University of Washington, diretora de pesquisa e desenvolvimento do Behavioral Tech e diretora do Behavioral Tech Research.

Seu trabalho de pesquisa concentra-se no desenvolvimento e na avaliação do protocolo de exposição prolongada em DBT (DBT PE), bem como em métodos de disseminação e implementação deste e de outros tratamentos baseados em evidências na prática clínica. Regularmente, oferece treinamentos e consultorias nacional e internacionalmente em DBT e DBT PE. Publicou vários artigos e capítulos de livros.

Ficha técnica

Título: Tratando trauma com a terapia comportamental dialética: protocolo de exposição prolongada em DBT

Autora: Melanie S. Harned

Editora: Sinopsys

Páginas: 688