A DBT – dialetical behavior therapy ou terapia comportamental dialética – pode ser aplicada a adolescentes que apresentam vários problemas graves, como comportamentos suicidas, autolesão não suicida, comportamentos sexuais de alto risco, alimentação desordenada, uso de drogas ilícitas, consumo excessivo de álcool e outros comportamentos prejudiciais.

Os jovens também podem ter problemas menos graves, como beber socialmente e apresentar sinais de comportamento de autolesão sem intencionalidade suicida e não grave, raiva descontrolada, evasão escolar, autoconsciência emocional e de objetivos e de valores prejudicada e rompimentos frequentes de relacionamentos.

A DBT enxerga todos esses problemas como consequências da desregulação emocional ou como tentativas de lidar com ela. Em outras palavras, a desregulação emocional leva à desregulação interpessoal, comportamental, cognitiva e pessoal (self).

O ‘Manual de habilidades em DBT para adolescentes’, publicado pela Sinopsys Editora e de autoria dos psicólogos norte-americanos Jill H. Rathus e Alec L. Miller, autoridades no assunto, é um guia para profissionais de saúde mental que trabalham com adolescentes que lutam para controlar suas emoções e seus comportamentos.

Partes

A primeira parte do livro consiste em tudo o que os profissionais precisam saber a respeito de como montar e estruturar um programa de treinamento de habilidades em DBT para adolescentes, incluindo estratégias de manejo de equipes, desafios do treinamento de habilidades, variações no formato do treinamento de habilidades básicas e comportamentos que interferem na terapia de adolescentes e pais, entre outros.

A segunda parte fornece as notas de ensino correspondentes a cada módulo do treinamento de habilidades para adolescentes: mindfulness, tolerância ao mal-estar, trilhando o caminho do meio (um módulo baseado na família desenvolvido pelos autores especificamente para adolescentes), regulação emocional e efetividade interpessoal.

Por fim, o livro apresenta um conjunto de fichas de habilidades e tabelas de práticas fáceis de serem aplicadas aos adolescentes e seus cuidadores as quais estão disponíveis para download pelos leitores.

Ficha técnica

Título: Manual de habilidades em DBT para adolescentes

Autores: Jill H. Rathus e Alec L. Miller

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 632