Além de apresentar técnicas para os profissionais usarem no consultório, o livro ‘TDAH na infância: 20 sessões para trabalhar com crianças’ tem o objetivo de instrumentalizar pais e educadores, fornecendo orientações para auxiliarem as crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade no dia a dia. Publicado pela Sinopsys Editora, tem como autoras as psicólogas Sonia Moretti e Luciane Simonetti.
A orientação parental é um trabalho indispensável para famílias de crianças com TDAH e visa ao manejo adequado de comportamentos nos diferentes ambientes: casa, passeios e prática de esportes, por exemplo. As sessões de orientação parental variam conforme a demanda, mas é necessária uma frequência regular em que o profissional fornecerá feedback da evolução da criança, assim como coletará novas informações com os pais para orientá-los quanto aos próximos passos.
As orientações aos educadores têm o objetivo de monitorar comportamentos em sala de aula, bem como ajudar a criança em situações específicas, como sinalizar quando ela estiver se comportando de maneira não apropriada, ou orientá-la sobre a lição de casa de forma individualizada.
Público-alvo
Direcionado a psicólogos que lidam com crianças com TDAH a partir dos 7 anos de idade, trata-se de um guia prático. Orienta de forma breve e mais estruturada como intervir com crianças com queixas de desatenção e impulsividade no setting de sessão. Há protocolos de atendimento na literatura já validados cientificamente, contudo alguns são extensos e outros não atendem às reais necessidades dos pequenos. Adicionalmente, a orientação a pais após cada sessão de atendimento com o profissional permite a continuidade do trabalho com os pais e cuidadores em outros ambientes.
Ficha técnica
Título: TDAH na infância: 20 sessões para trabalhar com crianças
Autoras: Sonia Moretti e Luciane Simonetti
Editora: Sinopsys
Páginas: 80