Um trabalho liderado por pesquisadores da Universidade McGill, sugere evidências de que uma ampla gama de problemas psiquiátricos de início precoce (depressão, ansiedade, dislexia, bulimia e TDAH) pode ser em grande parte devido à combinação de apenas três fatores: O primeiro é biológico – na forma de variabilidade individual na via de recompensa da dopamina no cérebro. A segunda é social – e aponta para o importante papel da negligência ou abuso na primeira infância. E o terceiro é psicológico – e está relacionado ao temperamento e, particularmente, às tendências à impulsividade e à dificuldade de controlar as emoções.

Expressões diferenciais

“Até recentemente, pensava-se que os transtornos psiquiátricos refletiam entidades distintas de doenças, cada uma com suas próprias causas exclusivas”, diz Marco Leyton, o autor sênior de um estudo recente publicado na Neuropsychopharmacology e professor do Departamento de Psiquiatria de McGill. “A presente pesquisa inverte essa ideia, sugerindo, em vez disso, que a maioria dos transtornos de início precoce reflete amplamente as expressões diferenciais de um pequeno número de fatores biológicos, psicológicos e sociais.”

Compreensão das causas

A combinação dos três fatores previu, com mais de 90% de precisão, quais participantes tiveram problemas de saúde mental no passado ou durante o período de acompanhamento de três anos do estudo. Com a descobertas têm implicações para a compreensão das causas de uma ampla gama de transtornos psiquiátricos e sugere que vale a pena focar nos esforços de intervenção precoce.