O livro de literatura infantil acessível ‘Passeando pelo pátio’, da educadora Fernanda Cristina Falkoski, é uma publicação da Sinopsys Editora. Direcionada a crianças com surdocegueira ou com outras deficiências em fase de alfabetização, a obra em formato inédito é resultado de estudos teóricos enriquecidos pela grande vivência prática da autora junto a alunos com surdocegueira e deficiência múltipla sensorial.

Acessível a pessoas de todas as idades (com ou sem alguma deficiência) que tenham interesse em ler, conta uma história do cotidiano infantil com personagens que conduzem o leitor a explorar os elementos encontrados em um passeio pelo pátio da escola. Além da escrita em português impressa em tamanho de fonte ampliado, para pessoas com baixa visão, disponibiliza o braile, para quem nada enxerga ou dele faz uso. E em vez de ilustrações em tinta, traz elementos mais próximos dos reais para serem tocados.

A publicação vem acompanhada de uma caixa de antecipação, a qual contém uma série de itens que fazem parte do enredo da história, como a miniatura de uma casa, de uma flor e de uma folha de árvore, por exemplo. Esses objetos de referência, que têm a função de substituir as palavras, podem ser manuseados um a um e terem seus significados e conceitos associados antes mesmo de o livro ser folheado, fazendo com que a pessoa antecipe a compreensão do que irá encontrar pelo caminho.

Ficha técnica:

Título: Passeando pelo pátio

Autora: Fernanda Cristina Falkoski

Editora: Sinopsys Editora

Páginas: 16