Na maioria dos casos, quando o estresse emocional agudo se dissipa, o coração se recupera e volta à sua forma normal. Porém, há casos em que os pacientes desenvolveram insuficiência cardíaca congestiva aguda, arritmias até com risco de morte por essa condição. 

Vivência dolorida mais em mulheres

A Síndrome do Coração Partido é mais comumente vivenciada por mulheres (90% dos casos), mas também é experenciada em um número elevado de casos, por pessoas com histórico de problemas neurológicos, como convulsões, e por pessoas com histórico de problemas de saúde mental.

Os cientistas da Harvard descobriram que, em pessoas acima dos 50 anos, quando o parceiro morre, o conjuge que fica, tem 66% a mais de chances de morrer nos primeiros três meses de luto.

Risco de morte para os homens

Entretanto, outro estudo, publicado no Medical Daily, revelou que os homens têm mais chances de morrer do que as mulheres quando perdem seus companheiros(as). Em números, pode-se dizer que os maridos têm 30% a mais de chances de morte em meio ao efeito da viuvez.

Os pesquisadores acreditam que isso ocorre porque os homens têm mais tendências a deixar a própria saúde de lado quando perdem a pessoa amada – enquanto que as mulheres, ainda que também sofram, não deixam de cuidar de si mesmas.