A escola tem um papel importante a cumprir e não há como adiar essa conversa que faz parte da formação educacional dos(as) alunos(as). A sexualidade na criança e no adolescente está presente desde sempre e se expressa de formas e linguagens diferentes, de acordo com a faixa etária. E é desta forma, com um planejamento segmentado por série e idade, que o trabalho deve ser realizado, como você vai encontrar no livro “A Conversa Sobre Sexualidade na Escola – Da educação infantil ao ensino médio”.
A relevância deste tema e, por isso, um dos principais motivos para escrevermos este livro, se pauta nos PCNs (1997); em alguns temas da BNCC, que tem força de lei (2017); na Organização Mundial da Saúde (OMS), onde a sexualidade é um dos indicadores de qualidade de vida; e no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNDEH) publicado em 2003 e revisado em 2006, em que ressalta a conversa sobre sexualidade na escola como uma questão de direitos e em vários documentos importantes nacionais e internacionais dos quais o Brasil é signatário.
Recursos pedagógicos e psicológicos
Com o objetivo de ser um recurso pedagógico importante para a escola, este livro traz uma proposta inédita, que alia o conteúdo teórico do currículo escolar com uma proposta pedagógica detalhada de como trabalhar a sexualidade na Educação Infantil e em todas as disciplinas curriculares, por série, em toda a Educação Básica a partir do Ensino Fundamental I.
O livro ainda conversa com os pais, traz uma discussão sobre o Projeto Político-Pedagógico, a importância das tecnologias digitais e as estratégias de comunicação, em um trabalho inovador no país.
Ficha Técnica:
Livro – A Conversa Sobre Sexualidade na Escola – Da educação infantil ao ensino médio
Organizador – Marcos Ribeiro
Editora – Wak
Número de páginas – 300