‘Livre para falar: como a segurança psicológica pode ser a principal alavanca para garantir a sustentabilidade do seu negócio’ é título de livro lançado pela editora Paraquedas e idealizado por Patrícia Ansarah e Veruska Galvão. Elas são psicólogas organizacionais, mentoras executivas e fundadoras do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP), única instituição autorizada e capacitada internacionalmente para conceder a certificação em segurança psicológica a profissionais e empresas no Brasil e em todos os demais países de língua portuguesa.

A obra reúne artigos de 22 especialistas embasados na teoria original sobre segurança psicológica desenvolvida pela estudiosa norte-americana Amy Edmonson, professora de liderança e gestão na Harvard Business School. Segundo Amy, segurança psicológica é a crença compartilhada pelos integrantes de uma equipe de que essa equipe é um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais.

Patrícia e Veruska relatam que, após anos de vivência no mercado corporativo, estavam em busca de uma “fórmula” que ajudasse as organizações a lidarem com os seus mais diversos desafios, mas que, ao mesmo tempo, empoderasse os profissionais, lhes dando a oportunidade de falar sem medo de constrangimentos e retaliações. Em suas pesquisas mundo afora, encontraram a segurança psicológica como o princípio fundamental para a mudança que desejavam provocar.

Seu livro aborda o que é a segurança psicológica; como ela é fundamental para times de sucesso; como estimular a alta performance a partir da SP; os pilares para implementação e o papel primordial das lideranças nessa nova dinâmica de trabalho.

Também integram a lista de autores: Alyne Peclat, Ana Paula Machado, Andrea Nery, Alexandre Carmona, Brenda Donato Endo, Carine Gomes Roos, Charles Lukower, Cynthia Sganzerla Provedel, Graziela Merlina, Kátia Cristina Fernandes, Lucia Helena Rosolen Alves, Maíra Andrade de Carvalho, Marcia Yokota, Marina Mazi, Neil Pretty, Paulo Campos, Peter Cauwelier, Renata Machado Meneghelo e Wania Troyano.

Ficha técnica

Título: Livre para falar: como a segurança psicológica pode ser a principal alavanca para garantir a sustentabilidade do seu negócio

Organizadoras: Patrícia Ansarah e Veruska Galvão

Editora: Paraquedas

Páginas: 192