Qual é o critério para saber se uma pessoa está ou não viciada em redes sociais? Em caso de ser constatado um vício, como contornar a situação para um limite saudável de uso das telas?

O que irá determinar se a pessoa é ou não viciada em redes sociais é o grau de dependência, ou seja, o quanto estaria ultrapassando o limite da razoabilidade entre um estado aproximado de equilíbrio e a satisfação pessoal. Ultrapassando esse limite, a tendência é a pessoa se sentir angustiada, inquieta, irritada, enfim, a vivenciar grande sofrimento pela falta. Em consequência, de modo a amenizar o sofrimento, a todo instante, e cada vez mais, ela busca o acesso à rede social mesmo que isso venha acarretar prejuízos de outras atividades em sua vida.

Nessa situação, seria interessante uma reflexão pessoal no sentido de tentar reconhecer quais aspectos da pessoa, tanto internos quanto externos, estariam servindo de base para o vício e, assim, buscar mudanças. Dependendo do grau de dependência e das razões que estariam alimentando o vício pode ser necessária ajuda profissional.