Iniciamos o mês de outubro comemorando o dia do Idoso e recordamos dos nossos amados avós através do resgate de nossa memória afetiva. Mas esse momento e a atual situação econômica financeira de nosso país, também nos leva a refletir sobre a ocupação de pessoas acima de 50 anos no mercado de trabalho e de que forma essa ocupação pode contribuir com significativos benefícios psicológicos para quem ainda precisa de emprego e é preterido pelas empresas, apesar da vida ainda requerer movimento em todas as suas fases.

No âmbito psicológico, voltar ou se manter produtivo é fundamental para qualquer pessoa. Pois, o equilíbrio emocional tende a afastar os sentimentos de perda, inutilidade e finitude, tipicamente vivenciados por quem se encontra em faixas etárias mais avançadas.

Fatores distintos

Apesar de sabermos que a etapa da vida caracterizada como velhice é carregada de bonitas histórias e velhas lembranças, mas também vem carregada de sofrimento e tristeza.

Fatores muitos distintos que podem apontar causas que levam a esse desequilíbrio emocional, visto que não se pode afirmar que existe uma causa única para esse sentimento de perda, mas um complexo de valores associados que devem ser ponderados e reparados por todos e pela sociedade.

Bagagem e experiência

Um profissional sênior no time corporativo tem sido desejado por muitas empresas, que passaram a aderir, por exemplo, aos programas de estágio para pessoas acima dos 40 anos. Um bom exemplo foi que em 2020 a Unilever abriu processo seletivo para contratação de estagiários com idade acima de 55 anos, mostrando que não há limite de idade para estagiar e que é louvável a tentativa de coloca-los de volta à ativa e oportunizar maneiras para se reinventar em meio a uma sociedade onde tudo é urgente e imediato.

O pulo do gato é banir a concepção estigmatizada de que entrar em uma faixa etária elevada é sinal de que a vida acabou e deve-se esperar pelo fim da vida. Pelo contrário, os mais velhos podem ser mais resilientes e dominarem com muita habilidade situações de crise e conflito. Visto que, muitos trazem na bagagem experiências enriquecedoras para compartilhar, ensinar e orientar, com potenciais diferenciados e fundamentais no atual mercado de trabalho.

E MAIS…

Revisão de valores

Mesmo com o inevitável choque de gerações, a inserção de quem tem mais idade no ambiente laboral fomenta a revisão de valores pessoais, auxilia na elevação da auto estima e do senso de utilidade deste ser humano. Além de provocar uma revolução nas emoções, sentimentos e visão de mundo em todos os envolvidos neste processo.

Afinal, não importa a idade, gênero ou qualquer outra segmentação, a dedicação e qualidade podem vir de qualquer profissional. Uma mina de ouro para todos que vencem as diversidades e potencializam oportunidades para novos talentos brilharem. Além de valorizar o humano e favorecer o equilíbrio emocional e psíquico de quem acreditou estar sem muitas perspectivas.