Muitas vezes as pessoas têm consciência do que as prejudica ou do que precisam mudar, mas não necessariamente agem para fazer diferente. Nesta entrevista, a psicodramatista Patty Preta fala sobre a importância de utilizar o que chama de consciência consciente para superar obstáculos, encontrar direção na vida e transcender limites que impossibilitam a mudança.

Patty se define com cientista da alma e ativadora de corações. Ela afirma que seu papel no mundo é vivenciado por meio da psicoterapia, espiritualidade, autocuidado e cuidado com o outro. “Aprendiz da vida, estudo vedanta e antroposofia como ferramentas de conhecimento. No campo do autodirecionamento, cursei marketing, análise psicodramática, gestão de pessoas, psicologia do desenvolvimento da aprendizagem, neurociência comportamental, terapia cognitivo-comportamental, terapia positiva, neurofeedback e outros. Já na expansão de consciência e autotranscendência, criei base na formação em constelação familiar, thetahealing, reiki, barras de access e outros”, relata.

Explique o que é consciência consciente e como ela contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Esse é um termo que uso para falar a respeito do saber da mente e o consciente como sabedoria do próprio ser. Muitas vezes temos consciência do que nos prejudica ou do que precisamos mudar, mas não necessariamente ação para fazer diferente. Somente um ser consciente toma as atitudes necessárias para a mudança. Se não bugar a cabeça, esse seria um resumo: consciência consciente da mente com o agente que sente.

O que é autodirecionamento, sua importância e como alcançá-lo?

Autodirecionamento é nossa capacidade de se autocontrolar, autorregular e autorresponsabilizar. Um mergulho dentro da nossa casa interna é a melhor forma de se trabalhar. Alcançá-lo é fazer jus a nossa vida, nossa encarnação, evolução ou o que cada um deseje chamar. Muitos são os caminhos, mas a casa interna na qual sempre queremos voltar é uma só. É preciso se conhecer, se desnudar e se questionar para seguir na jornada sem se perder de quem verdadeiramente se é.

Explique o conceito de autotranscendência e sua relação com o autodirecionamento?

A autotranscedência se refere ao interesse em buscar algo elevado além de sua existência individual. Ultrapassar as barreiras do eu e buscar uma postura mais humanizada. As pessoas autotranscendentes são descritas como intuitivas e leves, transpessoais e espirituais ou buscadoras de sentido profundo em suas perspectivas. Já aqueles que são pobres em autotranscedência são combativos (controladores) e individualistas (defensivos). (Letícia Alminhana)

Como podemos usar nossa consciência para lidar com o autodirecionamento e a autotranscendência?

Autoconhecimento é uma jornada sem fim, e quanto mais imersos estamos nesse caminho, mais abrimos espaço para reconhecer nossa autotranscendência. Autotranscendência é parte de quem somos e não precisamos aprimorar, ela é. Um diamante não precisa fazer esforço para brilhar, mas a lapidação é extremamente dolorida e demanda ações assertivas e consistentes. Saber lidar com essa potência que todos trazemos intrinsecamente está diretamente ligado com a consciência de nós mesmos. É importante assumir quem somos e reconhecer nossas capacidades e limitações.

O que é e qual a importância de ter um propósito na vida? E como cada um pode descobrir qual é o seu propósito?

Propósito é fazer o que você precisa e não o que gosta. O que você precisa na sua vida agora? Se você ainda não conhece seu propósito, acabou de descobrir. Esse será seu propósito: a busca dele. Sem propósito, não tem direção e motivação. Às vezes, o propósito vai ser se conhecer e outros propósitos vão surgir. Não é nada rígido, mas se não conheço a expressão do meu ser, como vou saber o sentido ou a direção do que estou escolhendo fazer? Quando pergunto quem é você sem dizer o que você faz, quantas pessoas não conseguem responder? E o significado disso pode ser que elas realmente não têm consciência do sentido do seu caminhar.

Como tratar as possibilidades de sermos quem somos?

Sendo gentil consigo mesmo e entendendo que os erros são balizadores dos nossos acertos. Por isso, errar com dignidade pode aumentar o foco para nossas melhores possibilidades.

O que são ações imanentes e quais precisamos para fluir e migrar?

Imanente, por um olhar filosófico, fala sobre a presença interior e ser parte do ser. Então precisamos saber fluir para dançar entre o caos e a ordem. Esse é o movimento da vida, a impermanência. E é quando nos colocamos nesse lugar que migramos e podemos transitar nas polaridades e, ainda assim, voltar para o meio do caminho, que é esse local seguro dentro de nós mesmos.

A espiritualidade está relacionada com nosso propósito?

A espiritualidade está relacionada com tudo. Ela é a substância por trás da forma.

De que maneira os líderes podem estimular o autodirecionamento e a autotranscendência em seus liderados. E como isso pode mudar o ambiente corporativo?

Lidando com seus próprios egos. Muitas vezes o ego se defende acusando. Se o líder entender que o papel que ocupa é uma posição que direciona as responsabilidades do cargo e não define relações, a percepção do outro e dos liderados será diferente. Uma empresa não funciona sem o serviço geral, assim como não se organiza sem um presidente. Um presidente tem dor de cabeça, e um liderado também. E isso muda no ambiente quando cada um na sua função a executa com autorresponsabilidade para extrair o melhor de si sem sobrecarregar o outro. É preciso respeitar as formas, pois a mente trava quando o esforço vai na direção errada.

Pode dar alguma orientação para os leitores de como direcionar melhor suas vidas pessoais e profissionais?

Não se percam de si. Independentemente de a reunião ser pessoal ou de trabalho, faça o check-in antes e o checkout depois. Como você entra e como sai emocionalmente desses encontros ou lugares? A vida, muitas vezes, vai tirá-lo do prumo e é preciso saber quais os caminhos o levam de volta à sua casa interna. Quando nos distanciamos de nossas emoções e escondemos quem realmente somos, criamos pontos cegos que, em vez de nos elevar, nos prejudicam. E quanto mais nos distanciamos da base, mais perdidos ficamos. Independentemente do que escolher, jamais minta para você e sempre se lembre da impermanência da vida. Ela começa e acaba, mas a nossa alma tem uma extensão ainda não medida. Perceba-se.