Não importa quão egoísta, faminta por poder ou gananciosa seja a pessoa, muitos de nós ainda somos atraídos por seu lado sombrio – em parte porque suspeitamos que alguns possam ter uma qualidade redentora.

 “Em outras palavras, as pessoas acreditam que há uma incompatibilidade entre os comportamentos externos de um vilão e seu verdadeiro eu interior, e essa é uma lacuna maior para os vilões do que para os heróis”, disse Valerie Umscheid, estudante de doutorado em psicologia da Universidade de Michigan e principal autora do estudo.

De dentro pra fora

Por dentro, os vilões são um pouco menos maus do que aparentam externamente, enquanto os heróis são mocinhos por dentro e por fora.

Umscheid e seus colegas conduziram três estudos com 434 crianças (de 4 a 12 anos) e 277 adultos para determinar como os indivíduos interpretam atos antissociais cometidos por malfeitores. Eles se concentraram nos julgamentos dos participantes de vilões e heróis fictícios familiares e novos, como Ursula, de “A Pequena Sereia”, e Woody de “Toy Story”.

O Estudo 1 estabeleceu que as crianças viam as ações e emoções dos vilões como extremamente negativas. Isso sugere que a tendência bem documentada das crianças de julgar as pessoas como boas não impede que elas apreciem formas extremas de vilania.

Verdadeiros eus dos vilões

Os estudos 2 e 3 avaliaram as crenças de crianças e adultos em relação ao caráter moral e ao verdadeiro eu dos heróis e vilões, usando uma série de evidências convergentes, incluindo como um personagem se sentia por dentro, se as ações de um personagem refletiam seu verdadeiro eu e se o verdadeiro eu de um personagem poderia mudar com o tempo.

Através dessas medidas, a pesquisa indicou que tanto as crianças quanto os adultos avaliaram consistentemente os verdadeiros eus dos vilões como sendo esmagadoramente maus e muito mais negativos do que os heróis. Ao mesmo tempo, os pesquisadores também detectaram uma assimetria nos julgamentos, em que os vilões eram mais propensos do que os heróis a ter um verdadeiro eu que diferia de seu comportamento externo.

Tanto crianças quanto adultos acreditavam que personagens como Ursula tinham alguma bondade interior, apesar das ações más/imorais em que se envolvem regularmente, disse Umscheid.