“Da mesma forma que os adultos podem ficar felizes e estressados ​​ao mesmo tempo durante as férias, as crianças também têm emoções que podem trazer consequências psicossomáticas.

Demanda social

“As férias podem ser percebidas como mais estressantes por causa da demanda social por maiores interações interpessoais , bem como pela necessidade de trocar presentes e gastar além dos limites normais”, explica Christopher L. Edwards, psicólogo e professor adjunto da North Carolina Central University em Durham , Carolina do Norte.

Diminuir o estresse

Os especialistas oferecem algumas dicas importantes sobre como diminuir o estresse das crianças durante as férias – e tornar esse período o mais agradável possível para todos:

  • As crianças costumam entrar em uma rotina durante o ano letivo, então ficam sensíveis quando ela é interrompida – o que pode levar a mudanças de humor e comportamento. É importante preparar seus filhos com antecedência e explicar como o horário vai mudar, lembrar quem vai ficar em qual quarto, lembrar que você vai comer mais tarde, mas que o lanche estará à mão – e assim por diante.
  • Evite sobrecarregar as crianças: os pais devem saber quando dizer “não”.
  • Adultos estressados ​​podem influenciar o bem-estar emocional de seus filhos. “Quando [eles] estão estressados, devem considerar o autocuidado  restaurador – fisicamente, emocionalmente, mentalmente e espiritualmente
  • Ajude seus filhos a lidar melhor com as férias modelando a restrição financeira e os gastos dentro de um orçamento pré-estabelecido.”
  • Os cuidadores também devem mostrar às crianças que estão reservando um tempo para seu próprio bem-estar e envolvê-las em atividades para aliviar o estresse, como caminhar, ouvir música ou fazer um diário.
  • Embora possa ser tentador permitir que as crianças usem eletrônicos mais do que o normal durante a temporada, ela também incentiva os pais a garantir que seus filhos permaneçam fisicamente ativos, pois isso “também é uma ótima ferramenta para controlar o estresse e liberar a tensão no corpo”.
  • Durante esse período, as crianças podem apresentar queixas físicas, como dores de estômago, dores nas costas ou dores de cabeça; Se fazem perguntas repetidamente, isso é um indício de que podem estar ansiosos – e como as crianças processam por meio da repetição, é importante respondê-las todas as vezes.
  • Os cuidadores devem perguntar a seus filhos sobre seus níveis de estresse se notarem mudanças repentinas no sono, mudanças nos hábitos alimentares e mudanças no humor ou nas interações sociais – e envolver um profissional, se necessário.
  • Permita que seus filhos se socializem à vontade e tornem toda a experiência das férias uma aventura divertida.