Alguns sintomas muito característicos podem surgir e dificultar o dia-a-dia do jovem ou da criança, como: Falta de ar; Palpitação cardíaca acelerada; Tremores; Dificuldade para falar; Diarreia; Tensão muscular; Apagões de memória; Sudorese excessiva; Irritabilidade: Falta de Apetite ou o excesso dele; Insônia; Falta de foco; entre outros. 

Esses sintomas podem ser avassaladores e, às vezes, até mesmo assustadores.  A sensação de falta de controle sobre o próprio corpo e a mente pode intensificar ainda mais a ansiedade. 

Algumas orientações podem amenizar a ansiedade ou menos eliminá-la em período de provas.

Tempo de estudo

Estabeleça uma rotina de revisão do conteúdo de estudo, mas também reserve tempo de descanso e de lazer.

Não adianta estudar horas seguidas sem pausas, pois isso pode prejudicar sua concentração e memorização.

Cuidado com a saúde

Durma bem, hidrate-se e alimente-se de forma equilibrada e pratique atividade físicas. 

Esses hábitos ajudam a manter seu corpo e sua mente equilibrados e saudáveis, além de liberar endorfinas que melhoram seu humor e sua disposição.

Técnicas de relaxamento

Aprenda a respirar profundamente, a meditar, ouvir músicas calmas ou fazer alongamentos. Essas técnicas podem ajudar a reduzir o estresse e a tensão muscular, além de aumentar sua autoestima e sua confiança. 

Você pode praticá-las antes, durante ou depois da prova, sempre que sentir necessidade.

Atitude positiva

Evite pensamentos negativos como: “Eu não sei nada”, “Eu não sou capaz”. Estudos focados em Psicologia mostram que eles geram mais insegurança e medo, e atrapalham o desempenho. 

Em vez disso, pense em tudo o que você já estudou, em seus pontos fortes e em seus objetivos.

Busque Ajuda

Algumas pessoas sofrem com bloqueios reais e traumas que prejudicam seu desempenho, mesmo que estejam preparadas. É importante conversar com um especialista que possa ajudá-las a superar esses problemas.

E MAIS…

Ajudara a memória

Existem técnicas para ajudar na memória e, consequentemente, auxiliar  a assimiliar mais o conteúdo programático. São exercícios para afinar a memória, como:

1) Fazer caminhos diferentes e alternativos quando caminhar na rua;

2) Memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente os produtos de que precisa;

3) Vista-se de olhos fechados. Quando for pegar uma roupa no armário, com os olhos fechados, estimule a parte tátil e procure a peça que você deseja;

4) Leia muito e diariamente. Não só isso: converse com alguém sobre o que leu;

5) Faça o teste das cores. Provavelmente você já se deparou com o teste das cores, em que você deve ler as palavras, e não falar as cores com que elas estão escritas;

6) Adote um estilo de vida saudável.