Embora sejam confiáveis ​​e não tenham problemas em assumir responsabilidades, bons chefes lutam contra os aspectos mais feios da liderança, como ter controle e poder sobre um grupo de pessoas, repreender ou desqualificar membros quando a situação exige e enfrentar o ódio que todo chefe inevitavelmente recebe. Aqui estão duas dicas para quem quer tornar sua liderança suave um pouco mais forte.

Ser o chefe não significa fazer tudo

Ser responsável pelo desempenho de toda uma equipe não é fácil, principalmente quando sua personalidade não permite que você persiga ou importune incessantemente as pessoas para produzir resultados. Um bom chefe pode achar mais fácil tirar algum trabalho de um membro sobrecarregado ou ineficiente de sua equipe e colocá-lo em seu próprio prato.

No entanto, o verdadeiro potencial de um líder se reflete em sua capacidade de delegar trabalho entre os membros de sua equipe.

Chefe seletivo

De acordo com um artigo publicado na Harvard Business Review, você pode alocar melhor seu tempo, recursos e energia como chefe sendo seletivo.

Sempre que uma demanda por seu envolvimento aparecer, você pode dar uma das três respostas:

  1. Sim. Essa resposta só é garantida nos casos em que seu tempo e talento como líder são necessários. Isso pode incluir decisões executivas para a equipe ou feedback.
  2. Sim se. Esta é a resposta apropriada para uma tarefa que requer o envolvimento direto de outro indivíduo para atingir um objetivo. Você deve deixar claro que atuará exclusivamente como consultor ou catalisador em tais cenários.
  3. Não. Esta é a resposta indicada para situações em que você sabe que seu envolvimento terá um impacto maior em outro lugar.

“Seu envolvimento é uma mistura de oportunidades, mandatos e escolhas que você faz em relação ao trabalho que faz. O quão auxiliar ou essencial você é para o sucesso desse portfólio depende de quão decisiva e sabiamente você ativa aqueles ao seu redor.”, diz o especialista em liderança, Jesse Sostrin.