Os jogos, que o co-criador Adam Gazzaley, MD, PhD, diz que podem ser adaptados a populações clínicas como uma nova forma de “medicina experiencial”, mostraram benefícios em uma série de importantes processos cognitivos, incluindo memória de curto prazo, atenção e longo prazo.

Cada um emprega algoritmos adaptativos de circuito fechado que o laboratório de Gazzaley foi pioneiro no estudo Neuroracer, publicado na Nature e que demonstrou, pela primeira vez, que era possível restaurar faculdades mentais diminuídas em pessoas mais velhas com apenas quatro semanas de treinamento em um videogame especialmente projetado.

Processos cognitivos

Esses algoritmos alcançam melhores resultados do que os jogos comerciais, aumentando ou diminuindo automaticamente a dificuldade, dependendo de quão bem alguém está jogando. Isso evita que jogadores menos habilidosos fiquem sobrecarregados, enquanto ainda desafia aqueles com maior habilidade. Os jogos que usam esses algoritmos recriam atividades comuns, como dirigir, se exercitar e tocar bateria, e usam as habilidades que cada um pode gerar para retreinar processos cognitivos que se tornam deficientes com a idade.

“Tudo isso está pegando experiências e entregando-as de uma maneira muito personalizada e divertida, e nossos cérebros respondem por meio da plasticidade”, disse Gazzaley, professor de neurologia no Instituto de Neurociências da UCSF Weill e fundador e diretor executivo. do Neuroscape. A invenção mais recente do laboratório é um jogo de ritmo musical, desenvolvido em consulta com o baterista Mickey Hart, que não apenas ensinou os participantes de 60 a 79 anos a tocar bateria, mas também melhorou sua capacidade de lembrar rostos. O estudo aparece em 3 de outubro de 2022, na PNAS .

Ritmo, complexidade e precisão

O programa de oito semanas usou dicas visuais para treinar as pessoas a tocar um ritmo em um tablet eletrônico. O algoritmo combinou o grau de dificuldade – incluindo o ritmo, complexidade e nível de precisão necessários para que um toque seja considerado na batida – à habilidade de cada jogador. Com o tempo, as deixas desapareceram, forçando os jogadores a memorizar o padrão rítmico.

Quando os participantes foram testados no final para ver o quão bem eles podiam reconhecer rostos desconhecidos, os dados de eletroencefalografia (EEG) mostraram aumento da atividade em uma parte do cérebro no lado direito (o lóbulo parietal superior) que está envolvida tanto na leitura de música à primeira vista, quanto na memória visual de curto prazo para outras tarefas. Os pesquisadores disseram que os dados indicam que o treinamento melhorou a forma como as pessoas trazem algo para a memória e depois o retiram novamente quando precisam.

“A melhora da memória foi incrível”, disse Theodore Zanto, PhD, professor associado de neurologia no Instituto de Neurociências da UCSF Weill e diretor da Divisão de Neurociências da Neuroscape. “Há um componente de treinamento de memória muito forte para isso, e generalizou-se para outras formas de memória.”

Mecanismo de feedback

Um segundo jogo, o Body Brain Trainer, publicado recentemente no NPJ Aging, melhorou a pressão arterial, o equilíbrio e a atenção em um grupo de idosos saudáveis ​​com oito semanas de treinamento. O jogo também melhorou uma assinatura-chave de atenção que diminui à medida que as pessoas envelhecem e está relacionada à capacidade de multitarefa. Além do algoritmo adaptativo usual visando habilidades cognitivas, o treinamento de oito semanas incluiu um mecanismo de feedback para garantir que os participantes estivessem se exercitando no nível certo.

“Tínhamos pessoas usando um monitor de frequência cardíaca e estávamos obtendo esses dados de frequência cardíaca e inserindo-os no jogo”, disse Joaquin A. Anguera, PhD, professor associado de neurologia no Instituto de Neurociências Weill da UCSF e diretor do Clinical Divisão da Neuroscape. “Se eles não estivessem trabalhando duro o suficiente, o jogo ficava mais difícil.”

Estudo aprofundados

A Neuroscape publicou os resultados de outro estudo no ano passado na Scientific Reports sobre um jogo de navegação espacial de realidade virtual chamado Labyrinth, que melhorou a memória de longo prazo em adultos mais velhos após quatro semanas de treinamento.

Todos os três estudos demonstraram seus resultados em ensaios clínicos randomizados, estendendo a descoberta de 2013 de que o treinamento digital pode melhorar as faculdades cognitivas em declínio em idosos.