O Dia do Orgulho Autista, uma iniciativa do grupo Aspies for Freedom, dos Estados Unidos, é uma celebração da neurodiversidade de pessoas do espectro do autismo. Foi celebrado, pela primeira vez, em 2005, e lá se vão 16 anos, um ano a menos que meu filho Eros, autista nível 3 de forma secundária, com comprometimentos cognitivos e de linguagem funcional.

Aqui no Brasil no dia 18/06/20 foi votado pelo senado o projeto de lei n°3391/20, para o reconhecimento oficial da data, o que ainda está em trâmites legais. Eu acredito que muitos outros pais não conheciam esta data.

O desafio dos vários recomeços

Se fala muito sobre o Dia Mundial da Conscientização, que acontece 02 de abril. Mas vamos falar a respeito de orgulho de algo ou de alguém? No meu caso sempre disse que tenho orgulho do meu filho, mas não do autismo dele, e isso deve ser trabalhado no interior de quem lida com autistas. Nunca foi fácil sentir orgulho dessa parte, ter um filho com comprometimentos severos devido a um transtorno sempre foi complicado, às vezes doloroso, e muitas vezes frustrante e, diversas vezes, aterrorizante diante do futuro.

O autismo em si já é complicado desde o diagnóstico, passamos por diversas questões até chegarmos a um ponto final, e quando pensamos que já está tudo definido, que conhecemos as nuances, na verdade, é aí que está tudo começando. O processo em si é doloroso para todos os envolvidos: a incerteza, o luto, o reconhecimento, a aceitação, a compreensão, os vários recomeços, a ação diante de todas as necessidades, e o vencer diante dos preconceitos. Eu senti preconceito diante do diagnóstico, e tudo o que ele acarretava, e sei que não estou sozinha nesse contexto.

Luta linda e dolorosa

Não ter conhecimento do que está por vir gera medo, solidão, e muitos sentimentos estranhos e conflitantes, mas que aos poucos vamos entrando no mundo autista. Começamos a compreender os potenciais e possibilidades, e com isso vamos mudando por dentro e por fora, reiniciamos uma nova vida, aprendendo e ensinando, mudando nossos conceitos, ampliando nossos horizontes, e sempre buscando o melhor para nossos filhos e todos os outros “filhos” que vamos conhecendo ao longo da jornada, as famílias que se juntam a nós nessa luta, que é dolorosa e linda ao mesmo tempo.

E MAIS…

O sentido mais que significativo desta data

Orgulho autista. Sim! Vejo que descobri que eu sinto este orgulho, pois essa é a minha vida como mãe, como profissional, como pessoa, como tia, e tantas outras formas que a vida me mostrou o autismo. E você, já pensou a respeito? Já tentou entender a profundidade do seu orgulho autista? Vamos ver pelos olhos do autista, sentir o orgulho por nossos filhos, sobrinhos, netos e também pacientes que evoluem nos tratamentos. Ainda levaremos um tempo para compreender os desafios que enfrentamos no dia-a-dia mas, desde já, podemos enxergar a data de 18 de junho, com o real sentido e a beleza do que significa o Dia do Orgulho Autista para quem tem autismo, para a família do autista e para quem trabalha na educação e desenvolvimento desse grupo.