A terapia psicodélica é o uso de plantas e compostos que podem induzir alucinações para tratar diagnósticos de saúde mental, como depressão e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

De acordo com o médico Vital Fernandes Araújo, com base em um estudo publicado no portal Medical News Today, alguns dos compostos que os médicos usam com mais frequência nesta forma de tratamento incluem cogumelos com psilocibina, LSD e mescalina (peiote).

O estudo formal de psicodélicos para tratar condições de saúde mental é relativamente novo, mas pesquisas emergentes sugerem que esses psicodélicos podem ajudar algumas pessoas com alguns sintomas, especialmente quando outros métodos de tratamento falharam.

Conforme o artigo, os pesquisadores não sabem exatamente como ou por que os psicodélicos funcionam dessa maneira. Eles podem “reiniciar” o cérebro, alterando os níveis de neurotransmissores, induzindo uma nova perspectiva de vida, fazendo com que uma pessoa tenha uma experiência mística ou ensinando a uma pessoa uma nova maneira de pensar.”

Ainda conforme a publicação, algumas pesquisas também sugerem que esses psicodélicos aumentam a sugestionabilidade, tornando a pessoa mais aberta às ideias discutidas na terapia.

Por fim, o médico pontua que os estudos são recentes e que novas descobertas devem mostrar mais sobre o efeito dessas substâncias. “A ciência e a medicina como um todo estão em constante evolução. O que se descobre hoje pode ser redescoberto amanhã. Vamos seguir acompanhando a questão dos alucinógenos naturais”, finaliza.