O que fazer quando tudo está dando errado na sua vida?

Por que tudo dá errado na vida e quando parece que vai dar certo acaba dando errado de novo? Por que, mesmo eu buscando me esforçar tanto para algo, aquilo às vezes acaba não dando certo como eu gostaria? Essas perguntas são comuns e em vários momentos da vida nos questionamos sobre o porquê disso acontecer.

O psicólogo Romanni Souza explica como é possível lidar com o sentimento de tristeza e impotência de quando tudo dá errado e ressalta como é necessário saber dividir os acontecimentos externos e internos: o que acontece no mundo, que não podemos mudar, e o que acontece dentro de nós, que devemos ter controle.

“Todas as vezes que você pensar que o que está dando errado tem a ver com o mundo lá fora, você fica de mãos atadas pra poder mudar a situação. Todas as vezes que você pensar que o que está dando errado tem a ver com o mundo aqui dentro, você tem condição de fazer com que as coisas possam ser diferentes e passar a dar certo. Eu não estou dizendo que o mundo é justo, que todo mundo tem as mesmas oportunidades. O que eu estou dizendo é que, sim, é possível todas as pessoas serem melhores do que elas são hoje.”

Como começar a mudar nosso interior para enxergar uma vida que não só dá errado?

Conforme Romanni, é necessário ficar atento com o que acontece na sua vida, pois talvez o universo ou os seus comportamentos estejam querendo avisar você de alguma coisa.

“Agora, se uma coisa acontece duas vezes com você, fique mais atento porque tem grande chance de ser e ter a ver com você. E se acontece três vezes, saiba que eu duvido que não tenha a ver com você. Pense: como eu vou culpar o vento se sou eu quem estou deixando a janela aberta?”, questiona.

De acordo com o psicólogo, o inconsciente pode controlar a sua vida e você vai chamá-lo de destino.

“Quando você começa a perceber que o seu mundo está ruim, que as coisas não estão dando certo, perceba também o que você tem feito e como tem feito”, recomenda.

Por fim, explica que as pessoas de sucesso olham para a situação de “desespero” muito diferente das pessoas que se dizem infelizes.

“Por exemplo, um acidente de carro acontece. Alguém pode pensar ‘eu sou muito azarado’ enquanto uma segunda pessoa pode olhar para a mesma situação e agradecer o fato de não ter se machucado. O fato foi o mesmo, mas a forma de se sentir em relação ao acontecimento transforma completamente a forma de viver de uma pessoa”, finaliza.