O que é hipnose clínica e como funciona?

A hipnose clínica, também conhecida como hipnoterapia, consiste na utilização da hipnose como ferramenta terapêutica, que pode ser um auxílio para tratar diversos transtornos emocionais, físicos, psicológicos, hábitos e sentimentos indesejados. E para entender como ela funciona, preciso esclarecer o que é hipnose.

Segundo a atual definição pela Associação Americana de Psicologia (APA), é um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão, que, de um modo geral, é uma forma de levar o corpo e a mente de uma pessoa a um nível de relaxamento tão forte e profundo que é possível acessar áreas da mente responsáveis por guardar informações e segredos poderosos.

Por meio desse estado de transe, conseguimos acessar o subconsciente, a parte da mente na qual estão escondidas as lembranças e os traumas aos quais normalmente não teríamos acesso, ou seja, o lugar em que estão arquivados todos os nossos registos mentais, ideias, percepções, emoções, assim como experiências de interação social que fazem parte da história de vida de cada um, que modelam todo o nosso ser, definindo a forma como reconhecemos, interpretamos e agimos sobre os estímulos que encontramos nos ambientes em que nos movemos.

É nessa parte da mente que a hipnoterapia age. Atravessando o fator crítico, consegue identificar a possível razão de nossos problemas e, com a utilização de outras técnicas, atuar ressignificando emoções e vivências que foram mal interpretadas pelo subconsciente, criando sugestões novas na mente do paciente, que passará a agir de acordo com elas, muitas vezes após apenas uma sessão.