O que é a síndrome do pensamento acelerado e quais suas possíveis consequências à saúde física e mental?

É uma ansiedade recheada de insatisfação, porque o pensamento não está onde você está. O pensamento está lá na frente, onde você não chegou ainda e, portanto, não pode fazer nada a respeito, o que aumenta o sofrimento e a solidão. De que adianta estar num lugar maravilhoso se a sua cabeça estiver distante? Você pode estar ao lado de quem ama, mas com a cabeça aprisionada por assuntos alheios à sua satisfação.

O pensamento acelerado rouba o presente, a única coisa que temos. O passado não volta e o futuro só pode ser vivido em seu tempo. É comum que, num dia de trabalho, surjam dificuldades, mas se isso se mantém ao longo do tempo, você perde motivação, bom humor e a competência se esvai, com a saúde física e mental.

As consequências vão mais além, porque você sofre com a interpretação que você faz dos eventos, então a frustração e o estresse são garantidos nessa síndrome. O estresse interfere no sono. O ritmo de vigília e sono é responsável pelo equilíbrio mental e saúde. Dormir é incompatível com o pensamento acelerado, que é improdutivo e pode levar ao esgotamento (síndrome de burnout). É importante destacar, como agravante, o fato de as pessoas não reconhecerem os sintomas do estresse, que se acumulam progressivamente.