Uma crise de saúde mental juvenil estava se pronuciando desde 2017, quando foram registrados aumentos nos índices de ansiedade e depressão – e o suicídio se tornou a segunda principal causa de morte entre pessoas de 10 a 24 anos.

Com a Covid-19, a taxa de crianças de 11 a 17 anos examinadas no ano passado para ansiedade e depressão foi 9% maior do que em 2019, de acordo com um relatório da Mental Health America. Embora as estatísticas federais do ano passado ainda não estejam disponíveis, a evidência sugere um aumento no número de adolescentes sendo tratados por ideação suicida e tentativas em hospitais.

Perdas não só na aprendizagem

Para os alunos do Ensino Médio, os maiores estressores têm sido a sensação de desconexão de amigos e entes queridos e as dificuldades para se concentrar na escola ou no trabalho, de acordo com a pesquisa da Youth Truth.

Pela pesquisa, os desafios da saúde mental não irão desaparecer quando os alunos voltarem aos prédios da escola. Ao contrário, serão agravados por novos – a pressão para vencer depois de um ano de perdas de aprendizagem amplamente relatadas, a ansiedade de retornar a ambientes estruturados e o medo de estar perto de outras pessoas.