A síndrome de pica (alotriofagia) é um distúrbio alimentar pouco conhecido, mas que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Esta condição se caracteriza pelo desejo incontrolável de comer substâncias não nutritivas, como terra, sabão, giz, papel e até mesmo cabelo ou carvão.

Os sintomas da síndrome de pica podem variar de acordo com a substância ingerida, mas geralmente incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, constipação, diarreia, anemia e intoxicação. Em casos mais graves, a ingestão de substâncias não comestíveis pode causar obstrução intestinal, perfuração do estômago e até mesmo levar à morte.

Embora ainda não se saiba exatamente a causa do transtorno, alguns estudos o relacionam com deficiências nutricionais de ferro e, segundo o artigo ‘Um tipo diferente de desejo: incidência e tratamento de pica após bypass gástrico laparoscópico em Y de Roux’, publicado no World Journal of Surgery, ela pode ter relação com a pós-cirurgia bariátrica.

De acordo com o estudo, apesar de baixa, houve incidência de casos após a realização de bypass gástrico, procedimento cirúrgico de redução do estômago, em especial de pagofagia, comer gelo, se manifestando apenas em mulheres.

Segundo o cirurgião especializado em cirurgia bariátrica Fabio Rodrigues, há o risco de desenvolver a síndrome de pica no pós-cirúrgico bariátrico, mas que as chances são mínimas, em especial se seguidos os cuidados necessários.

“Existem alguns cuidados importantes para o pós-cirúrgico bariátrico que ajudam na reeducação alimentar do paciente, com o acompanhamento de um nutricionista, o que ajuda a prevenir transtornos alimentares como a síndrome de pica, normalmente causada por deficiências de ferro, o que é evitado com o acompanhamento de especialistas”, explica.

O tratamento para a síndrome de pica baseia–se quase que exclusivamente na realização de terapia para modificar os hábitos alimentares obtidos durante a síndrome. Mas em alguns casos, a depender dos alimentos ingeridos, pode haver uma obstrução intestinal, o que pode gerar a necessidade de uma intervenção cirúrgica.