Quer você beba da torneira ou compre engarrafada, a água pode ser uma de suas ferramentas mais importantes na luta contra doenças crônicas, envelhecimento rápido e morte precoce, de acordo com pesquisadores do Instituto Nacional do Coração, Sangue e Pulmão em Bethesda, Maryland.

Em uma pessoa saudável, o nível de sódio no sangue aumenta quando não há ingestão de líquidos suficientes para se manter suficientemente hidratado.

Este estudo se propôs a determinar se existe ou não uma conexão entre os níveis de sódio no sangue medidos na meia-idade e o desenvolvimento de doenças crônicas e morte prematura.

Doenças metabólicas

Os pesquisadores analisaram especificamente se os altos níveis de sódio no sangue estão associados a uma taxa individual de envelhecimento e também levantaram a hipótese de que a hidratação tem um forte efeito na velocidade com que envelhecemos.

Sua hipótese foi baseada em estudos anteriores com camundongos que mostraram que a vida útil de um camundongo foi reduzida em seis meses – o equivalente a 15 anos de vida humana – quando a água foi restrita, aumentando assim os níveis sanguíneos de sódio.

Além de uma vida mais curta, os camundongos sofreram degeneração de múltiplos sistemas de órgãos. Estudos humanos anteriores também indicaram que homens e mulheres de meia-idade com níveis mais altos de sódio desenvolveram com mais frequência doenças metabólicas e insuficiência cardíaca e morreram mais jovens do que aqueles com níveis mais baixos de sódio no sangue.

Aumento da hidratação

Este estudo mais recente procurou verificar se havia uma associação entre pessoas de meia-idade com sódio no sangue na faixa superior do normal e a velocidade com que apresentavam sinais de envelhecimento e morte prematura.

Os pesquisadores finalmente descobriram que os níveis de sódio no sangue na faixa normal alta podem acelerar o processo de envelhecimento e que o aumento da hidratação pode ter um efeito antienvelhecimento.

Eles procuraram determinar os níveis de sódio no sangue que colocam as pessoas em risco e podem ajudar a identificar aqueles que se beneficiariam com o aumento da hidratação.

Hidratação no sangue

O estudo começou com uma análise cumulativa dos dados de saúde de mais de 15.700 homens e mulheres negros e brancos, com idades entre 45 e 66 anos, que foram acompanhados por mais de 25 anos enquanto participavam de estudos comunitários menores.

Os participantes foram reduzidos para eliminar aqueles cujos níveis de sódio e hidratação no sangue foram afetados por outros fatores além da quantidade de líquido que consumiram.

Por exemplo, homens e mulheres com hipoglicemia, obesidade e distúrbios que causaram anormalidades na regulação do equilíbrio normal de água e sal no corpo não foram incluídos neste estudo.

Qualquer pessoa que tomasse medicamentos para pressão arterial ou para baixar o colesterol também foi excluída. Por fim, 11.255 homens e mulheres foram incluídos no estudo.

Idade biológica

A idade biológica de uma pessoa – baseada na saúde e no desempenho de vários sistemas de órgãos do corpo – demonstrou ser um indicador mais preciso da longevidade do que a idade cronológica real.

Por exemplo, você pode ter 55 anos, mas sua idade biológica, com base em vários fatores de saúde, pode ser 63 anos e, portanto, você pode ter um risco muito maior de doença crônica e morte prematura do que alguém de 55 anos com idade biológica de 45 ou 50 anos. A idade biológica ajuda a explicar por que algumas pessoas vivem mais do que outras.

Risco de doenças crônicas

Aqueles com uma idade biológica mais de sete anos superior à sua idade cronológica real têm um risco 50% maior de morte prematura. Na verdade, os pesquisadores dizem que a idade real de uma pessoa se torna irrelevante quando sua idade biológica é determinada.

Enfim, para se manter saudável e reduzir o risco de doenças crônicas e morte precoce, é importante manter-se suficientemente hidratado e manter os níveis de sódio e fluidos em um equilíbrio saudável.

Neste estudo, os pesquisadores descobriram que homens e mulheres com níveis de sódio no sangue em jejum superiores a 142 mmol/l correm maior risco de envelhecimento biológico mais rápido e morte prematura.

Quanta água ou fluidos são necessários para manter uma hidratação saudável é algo que você deve discutir com seu médico, pois a quantidade pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do estado de sua saúde individual.