A anfetamina é uma das substâncias medicamentosas mais lembradas quando o assunto são tratamentos para emagrecimento. Gostaria de saber se o uso pode causar algum prejuízo à saúde física e mental.

O Brasil é o país recordista no ranking mundial de consumo de anfetaminas e seus derivados, principalmente com o objetivo de emagrecimento. Em 2011 a produção e comercialização foram proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) No entanto, em julho de 2017, após seis anos de debate, o Projeto de Lei 2.431/11, aprovado pelo Congresso Nacional, foi sancionado pelo Executivo. A lei autoriza a produção, comercialização e consumo desse tipo de medicamento, à base de substâncias que inibem o apetite.

O tema é polêmico e divide opiniões, afinal as anfetaminas são uma categoria de drogas sintéticas que estimulam o sistema nervoso central. Estas substâncias aumentam o estado de alerta e reduzem a fadiga, aumentam a concentração, diminuem o apetite e aumentam a resistência física, elimina o cansaço, induzindo um estado de bem-estar ou de euforia que não se mantem, por ser efeito da droga e não um estado natural da pessoa, por isso provoca a necessidade do uso frequente e cada vez com dosagens maiores, causando séria dependência para o usuário.

Gera uma pseuda sensação de bem estar, força e potência, porém depois de passar o efeito desencadeia cansaço físico, procrastinação, insegurança, ansiedade e depressão. São drogas de alta periculosidade para o usuário, pois fisicamente também geram desidratação, problemas cardíacos, respiratórios e cerebrais, podendo levar inclusive ao óbito.