Durante décadas, os médicos trataram crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) com metilfenidato, um medicamento estimulante vendido como Ritalina e Concerta, tornando-o um dos medicamentos mais prescritos para o sistema nervoso central.

Pode-se esperar que os pesquisadores saibam como o metilfenidato funciona no cérebro até agora, mas pouco se sabe sobre o mecanismo de ação da droga. Agora, um novo estudo busca fechar essa lacuna e entender como o metilfenidato interage com redes de controle cognitivo e comportamento atencional.

Novidades na pauta científica

O novo estudo aparece em Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging , publicado pela Elsevier.

O que os pesquisadores sabem é que indivíduos com TDAH têm menor atividade de sinalização de dopamina do que indivíduos neurotípicos nas redes cerebrais interconectadas que controlam a atenção e os comportamentos direcionados a objetivos. Especificamente, acredita-se que o metilfenidato melhore os sintomas do TDAH aumentando os níveis de dopamina no núcleo accumbens (NAc), um centro de sinalização de dopamina.

Sistema de rede tripla

No novo estudo, os pesquisadores liderados por Yoshifumi Mizuno, MD, PhD, Weidong Cai, PhD e Vinod Menon, PhD, usaram imagens cerebrais para explorar os efeitos do metilfenidato no NAc e um chamado sistema de rede tripla que desempenha um papel fundamental importante em comportamentos que requerem controle adaptativo da atenção. As três redes incluem as redes de saliência, frontoparietal e modo padrão. Atividade aberrante foi detectada no NAc e em várias redes cerebrais em crianças com TDAH, sugerindo que a desregulação no sistema pode estar por trás dos sintomas do TDAH e que a correção da disfunção pode aliviar esses sintomas.

“Nossas descobertas demonstram em duas coortes independentes que o metilfenidato altera a atividade neural espontânea nos sistemas de recompensa e controle cognitivo em crianças com TDAH. Alterações induzidas por medicamentos nas redes de controle cognitivo resultam em atenção sustentada mais estável. Nossas descobertas revelam um novo mecanismo cerebral subjacente ao tratamento com metilfenidato no TDAH e informar o desenvolvimento de biomarcadores para avaliar os resultados do tratamento”, observou o Dr. Menon, do Departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Escola de Medicina da Universidade de Stanford.

Efeitos na atividade cerebral

Os pesquisadores usaram ressonância magnética funcional (fMRI) para medir os efeitos do metilfenidato na atividade cerebral espontânea em 27 crianças com TDAH e 49 controles com desenvolvimento típico. As crianças com TDAH foram examinadas durante duas visitas diferentes, com intervalo de um a seis semanas – uma vez enquanto recebiam metilfenidato e outra enquanto recebiam um placebo. (Crianças com desenvolvimento típico não receberam medicação ou placebo.) Fora do scanner, as crianças com TDAH também realizaram uma tarefa padronizada para avaliar a atenção sustentada. Além disso, os pesquisadores testaram a replicabilidade dos efeitos do metilfenidato na atividade cerebral espontânea em uma segunda coorte independente.

Não surpreendentemente, as crianças tiveram melhor desempenho nas tarefas de atenção quando foram medicadas. E, como os pesquisadores hipotetizaram, eles também observaram maior atividade neural espontânea no NAc e nas redes de saliência e modo padrão quando o metilfenidato foi administrado. Crianças com TDAH que apresentaram mudanças acentuadas nos padrões de atividade cerebral na rede de modo padrão com medicação tiveram melhor desempenho nas tarefas de atenção com medicação. Os resultados foram replicados em duas coortes independentes, fornecendo mais evidências de que o metilfenidato pode aliviar os sintomas do TDAH por suas ações no NAc e no sistema cognitivo de rede tripla.

Efeitos aprimorados

Cameron Carter, MD, editor de Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging, disse sobre o estudo: “As descobertas, que usaram a técnica amplamente disponível de ressonância magnética funcional em estado de repouso, confirmam os efeitos positivos do metilfenidato na atenção em crianças com TDAH e revelam o provável mecanismo de ação, por meio de uma atividade coordenada aprimorada da rede cerebral e um provável papel fundamental para os efeitos aprimorados da dopamina na região NAc do cérebro”.

O trabalho avança a compreensão dos pesquisadores de como o TDAH afeta as redes de controle cognitivo no cérebro e como o metilfenidato interage com essas redes para mudar o comportamento. As descobertas podem orientar trabalhos futuros usando imagens cerebrais como um biomarcador clinicamente útil de resposta a tratamentos.