Mesmo com os avanços científicos, ainda existem mitos sobre a gagueira. Um dos maiores é associar seu surgimento a uma mente ansiosa, traumatizada ou psicologicamente abatida. A ciência, no entanto, mostra que quem gagueja apresenta conexões anômalas em comparação às pessoas fluentes, especialmente no hemisfério esquerdo do cérebro, com atividades disfuncionais em áreas associadas à linguagem e ao tempo e à coordenação da função motora.

Tal disfunção provoca rupturas involuntárias e intermitentes no discurso. Ou seja, embora saiba exatamente o que quer falar e como, o indivíduo não consegue evitar a gagueira por mais que se esforce e, em alguns momentos, consegue ser mais fluente do que em outros.

Por meio da história do menino João e a máquina da fala, este livro ajuda crianças a partir dos 4 anos a desenvolverem conhecimento e autopercepção de sua gagueira, seus sentimentos e funcionamento da fala, ensinando a lidarem com a questão de uma forma lúdica e assertiva. Destinado ao uso clínico, familiar e escolar.

Sobre as autoras

Débora Silveira. Fonoaudióloga clínica. Especializada em transtornos da fluência pelo Instituto Brasileiro de Fluência (IBF). Pós-graduada em linguagem infantil com ênfase em distúrbios de aprendizagem pelo CEFAC e em neurociências, educação e desenvolvimento infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência clínica no atendimento de pessoas que gaguejam com ênfase em linguagem infantil.

Cristiane Flôres Bortoncello. Psicóloga clínica. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Mestre em ciências médicas/psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em ciências da saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) pelo Instituto da Família de Porto Alegre (INFAPA) e em TCC da infância e adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC).

Ficha técnica

Título: João e a gagueira: conhecendo a máquina da fala

Autoras: Débora Silveira e Cristiane Flôres Bortoncello

Editora: Sinopsys

Páginas: 32